4 DICAS INFALÍVEIS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM O SEU TIME DE VENDAS!

O executivo da área comercial da cadeia de suprimentos, cada vez mais, tem o desafio da barreira geográfica a superar quando se fala de comunicação com o time de vendas. E quanto maior é o time, e mais espalhado está, mais difícil fica. Isso não é novidade! O que nós queremos contar para você é sobre como é possível aproveitar melhor as soluções que a sua empresa já possui, ou deseja possuir, para melhorar o processo de comunicação. A tecnologia tornou-se parte essencial neste processo, com novos recursos tornou-se colaborativa!

Veja o caso do Paulo, diretor comercial de uma grande indústria de biscoitos. O Paulo gerencia 600 pontos de venda (PDV) e seu time que é composto por 30 vendedores e mais 20 representantes comerciais, atuando no autosserviço.

A empresa em que o Paulo trabalha usa uma solução de visibilidade do ponto de venda, e ele descobriu que esse software é uma excelente ferramenta no apoio à comunicação com o seu time. Confira as dicas infalíveis que o Paulo tem para que você também possa aproveitar melhor essa ferramenta para melhorar a comunicação e os resultados junto com o seu time comercial.

#1 Capacite – O primeiro passo é ter a equipe bem treinada na solução de visibilidade em todos os níveis. Quanto mais conhecerem, mais poderá ser feito. A partir do momento que o time entende bem os recursos disponíveis, passa a ser mais uma ferramenta de trabalho indispensável, assim como celular ou o carro. Visibilidade é um super instrumento no apoio à vendas!

#2 Planeje – Feita a capacitação, o planejamento fica muito mais simples. Primeiro porque, com uma boa solução voltada para a visibilidade, o planejamento passa a ser feito baseado no histórico dos períodos anteriores, ou seja, é o seu retrovisor. Essas informações são compartilhadas com o seu time, a partir daí, vários desdobramentos são feitos como acompanhamento da performance de venda no varejo de forma rápida. Para o planejamento alguns recursos da solução de visibilidade podem ser usados:

● Jornal de vendas, que permite comparação de tendência de venda dos itens por loja e rede, visão detalhada e gráfica da evolução de vendas e consolidado.
● Jornal de ruptura, que permite a visualização dos índices de ruptura e estoques virtuais de cada item e avaliação comparativa entre as ocorrências.

#3 Mantenha os dados de desempenho sempre compartilhados – Por meio de um software colaborativo de visibilidade, o time de vendas pode acessar os dados de onde estiver e de qualquer dispositivo móvel – celular, tablet, notebook. Todas as informações na palma da mão, e melhor, dados diários e focados na atividade, acompanhando o desempenho de cada item e extração de dados do PDV.

#4– Dê feedbacks – Feedback sempre foi importante. Bom mesmo, é quando o feedback acontece com o acompanhamento dos resultados e performance nas mãos. Por isso, pautar a conversa nos indicadores, sempre ajuda a vender mais. Estabelecer indicadores para medir a equipe é promover o bom uso do sistema. Por exemplo, a comissão dos vendedores é influenciada pelo índice de ruptura nas lojas. O executivo comercial faz os follow ups periódicos para que equipe possa trazer melhores resultados com base nas informações disponíveis na solução de visibilidade.

É possível trabalhar a comunicação interna por meio da própria solução de visibilidade. O time comercial se beneficia com o acesso fácil às informações para todos os níveis, gerenciais ou analíticos. Ter nas mãos os relatórios e números do andamento do time em relação às vendas torna os desafios mais simples. Com essas quatro dicas infalíveis, você viu que com as informações certas na velocidade certa, o grande ganho é vender mais! E você, executivo de vendas, passa a ter mais atuação como um líder orientador melhorando o desempenho da turma porque tem a informação total nas mãos!

Você também quer evoluir a comunicação com seu time de vendas por meio da solução específica para o seu negócio? Clique aqui!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo