estratégia de abastecimento

4 sinais de que sua estratégia de abastecimento precisa mudar

De nada adianta ter uma estratégia perfeita de preço, desenvolver o produto ideal, ter a campanha mais efetiva de promoção se, na hora da compra, o consumidor não encontrar seu produto plenamente disponível na gôndola. Lembre-se: o sucesso da sua venda depende muito da sua eficiência na estratégia de abastecimento.

Nesse cenário, é imprescindível que o caminho percorrido da fábrica até as mãos do shopper seja a prova de falhas – o que sabemos que é muito difícil em uma logística de abastecimento. Sendo assim, assumir responsabilidades e enfrentar os problemas de uma maneira colaborativa é imprescindível.

Powered by Rock Convert

É por isso que o relacionamento da indústria com o varejo precisa ser bastante estreito, afinal é no abastecimento do Centro de Distribuição (CD) que se situam as raízes potenciais de diversos problemas de disponibilidade em gôndola que podem atingir os seus produtos.

Você já pensou nisso? Veja os 4 sinais de que sua estratégia de abastecimento precisa mudar:

1. Rupturas são comuns

A ruptura sistêmica é um perigo silencioso que gera alto impacto no sortimento das loja e resulta em falsas percepções à indústria e varejo.

Uma vez que a média de vendas de um produto passa a ser impactada pela ruptura constante, há um grande risco de iniciar-se um ciclo mortal que pode, até, tornar um produto em algo aparentemente sem vendas em determinado ponto de vendas.

Fuja imediatamente dessa areia movediça da ruptura sistêmica.

2. Políticas de abastecimento esquecidas

Quando foi a última vez que os seus processos de abastecimento foram revistos?

Perguntamos isso pois um dos grande meios de evitar ciclos mortais de ruptura e indisponibilidade é rever as políticas de abastecimento. Um ajuste simples de parâmetros pode ser o grande diferencial para a recuperação da estratégia inteira de abastecimento.

Quando o assunto é abastecimento, reavalie constantemente duas palavras cruciais: quando e quanto.

Powered by Rock Convert

3. Problemas frequentes de comunicação e alinhamento Indústria – CD – Loja

O varejo deve compartilhar com o fornecedor a rotina completa de abastecimento seja da loja ou do Centro de Distribuição e a indústria precisa compreender a importância de cumprir esses prazos. A ruptura em gôndola ocorre, muitas vezes, pela falta de compreensão da indústria sobre as consequências de, por exemplo, não cumprir data e horário de entrega.

A indústria atende a demanda do varejo e faz o abastecimento via CD, mas os produtos entram em ruptura na gôndola nesse intervalo até o abastecimento não respeitando um prazo mínimo estipulado entre as partes? Pois então trata-se de um problema de alinhamento entre setores do varejo que precisa ser considerado.

Powered by Rock Convert

Outro exemplo é quando a indústria realiza uma ação promocional sem avisar o varejo ou este cria uma promoção sem contatar a indústria. Promoções desalinhadas são fatores de alto risco, pois levam ao cenário caótico de desabastecimento fulminante. Se não houver um planejamento da indústria e do varejo, os riscos são altos.

4. CDs frequentemente vazios

Problemas de ruptura em CD são bastante sérios, porque impactam toda a cadeia produtiva. A rotina de abastecimento da indústria de produtos nos varejos deve ser eficiente para evitar que os CDs se encontrem vazios com frequência.

Através de um contato mais próximo com esses processos, é possível detectar oportunidades valiosas junto ao CD que possam se converter em melhorias em todas as etapas.

Saber que o problema está ocorrendo é o primeiro passo para poder solucioná-lo. Ao detectar problemas de abastecimento, é necessário que exista um esforço conjunto entre indústria e varejo para atuar nas causas e remediá-las. Mais do que buscar “culpados” o importante é entender que a cadeia de abastecimento é mais eficiente quando todos os players atuam em conjunto.

Powered by Rock Convert

 

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo