Conferência de itens em estoque através de sistema para gestão da cadeia de suprimentos

5 benefícios da automatização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta

Para atender a demanda do consumidor, as empresas envolvidas nos processos da cadeia de suprimentos precisam estar sincronizadas. Desde o abastecimento de matéria-prima até a entrega do produto ao cliente, planejamento, produção, vendas, gestão de estoques e distribuição devem estar no mesmo ritmo.

Só dessa forma é possível evitar faltas e excessos de mercadorias nos pontos de venda, aumentar o giro de estoque e a disponibilidade em gôndola.

Mas para obter essa sincronização da cadeia de suprimentos (scm – supply chain management) e integrar os processos entre indústria e varejos, é preciso contar com a automatização de ponta a ponta.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Capgemini, que ouviu cerca de mil funcionários de empresas do Reino Unido, apontou que quase 50% deles estão otimistas sobre o impacto que as tecnologias de automação podem ter. E também cerca de metade (47%) dos entrevistados viu possíveis aplicações na cadeia de suprimentos.

No entanto, ainda de acordo com o estudo, enquanto os níveis de compreensão sobre os motivos para a adoção de automatização são relativamente elevados, o entendimento de como implementar essas tecnologias ainda é baixo. E as empresas estão buscando parceiros para ajudá-los nessa missão.

Saiba quais vantagens da automação da cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

1. Maior visibilidade

Automatizar a cadeia de suprimentos significa ter a visibilidade de todos os processos, desde a produção, gestão de estoque, distribuição até a venda do produto final ao consumidor. Essas informações em tempo real permitem saber quais os problemas ao longo da cadeia de suprimentos e também o que está ocorrendo no consumo, ou seja, no sell-out, e orientar toda a produção pela demanda real.

A disponibilidade de informações concretas possibilita um diagnóstico preciso e a tomada de decisão imediata para evitar gargalos.

2. Custos mais baixos

Maior eficiência significa menores custos gerais. Com a automatização de ponta a ponta, é possível aumentar a produtividade, reduzir a perdas de vendas e os excessos de estoques – que mantêm capital de giro parado.

Além disso, a tecnologia permite aos executivos avaliarem pontos fortes e fracos na sua cadeia produtiva, auxiliando a tomada de decisões. Como resultado, há redução de custos operacionais, aumento da qualidade, aumento da competitividade do produto e criação de valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.

3. Maior precisão e capacidade de resposta

Maior conhecimento oferece previsões mais precisas e capacidade crescente de resposta. Com a automatização de ponta a ponta para atender diferentes processos de negócios, as organizações podem responder de forma mais flexível às mudanças nas condições do mercado.

Assim, contar com uma plataforma tecnológica abrangente prepara a indústria para suportar as mudanças de mercado e responder rapidamente às variações na demanda. Analisando dados não só da empresa, mas sabendo, de fato, o que está acontecendo nas lojas, indústrias, distribuidores, operadores logísticos, processos com o governo e instituições financeiras, é possível obter indicadores valiosos para a tomada de decisões.

4. Tempo para ser mais estratégico

A automatização de ponta a ponta permite a redução do tempo gasto com tarefas puramente operacionais. Isso porque possibilita maior compreensão das operações diárias, melhor controle de processos, gerenciamento e cumprimento de pedidos mais eficientes.

Todas essas melhorias reduzem as demandas feitas em tempo e recursos. Essa economia de tempo com processos operacionais  permite que as pessoas se concentrem em outras áreas mais estratégicas, como planejar novas ações de venda, aumentar o giro de estoque, estimular a produção e detectar oportunidades de negócio.

5. Melhoria da inovação

Frente à uma concorrência feroz, as empresas devem estar focadas em alcançar a inovação contínua. Para acompanhar o ritmo acelerado imposto pela Era Digital e com a finalidade de atender às demandas crescentes por inovação, as empresas devem ser cada vez mais ágeis.

Quando as operações da cadeia de suprimentos são transparentes e simplificadas de ponta a ponta, há mais espaço para que as organizações pensem sobre como introduzir novas abordagens de produtos e serviços. Essas inovações contribuem de forma decisiva para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais.

Como foi visto nos cinco benefícios descritos acima, as empresas que implementam a automatização de ponta a ponta da cadeia de suprimentos estarão à frente do jogo. Sua adoção leva a ganhos em competitividade de custos e também em market share (participação no mercado).

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o guia completo da Neogrid sobre a Cadeia de Suprimentos, fique por dentro de todos os processos de gestão e saiba como otimizar seus resultados.

___________________________________________________________________

Fique por dentro de todas as novidades e tendências sobre a gestão da cadeia de suprimentos. Assine nossa Newsletter e receba conteúdo gratuito sobre esse tema! Preencha o formulário abaixo:

 


Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo