6 motivos para aderir ao EDI

Ganhar destaque num mercado altamente competitivo, não é nada fácil. As empresas precisam ser cada vez mais digitais, ágeis e assertivas em seus processos. Por isso, muitas delas vêm automatizando suas operações por meio do EDI.

Para quem não está familiarizado com o termo, EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) é um software que faz a integração entre sistemas de empresas distintas, garantindo a comunicação entre elas e viabilizando a troca automática de documentos, como pedidos de compras e notas fiscais, por exemplo.

A lista de benefícios do EDI é longa, mas selecionamos algumas vantagens para quem utiliza a ferramenta que merecem destaque. Confira!

1. Agilidade na comunicação e nos processos administrativos
Todo o processo de troca de informações torna-se eletrônico e padronizado. Cada vez que um pedido é enviado, ele já segue com as configurações determinadas por cada empresa – e seu histórico ainda pode ser rastreado para saber se o arquivo foi recebido e lido.

2. Aumento da eficiência do negócio
Por meio do EDI, os fornecedores podem visualizar e acompanhar as demandas de seus clientes de forma rápida e assertiva, e dessa forma, planejar sua produção de forma adequada, evitando o acúmulo de estoques e a falta de produtos.

3. Aumento do nível de serviço prestado ao consumidor
Com a produção adequada, a chance de faltar um produto específico na prateleira é menor. Dessa forma, o cliente fica sempre satisfeito por encontrar o que procura e se fideliza à marca.

4. Redução da burocracia (e dos custos!)
Além de tornar os processos menos burocráticos, reduz os custos com impressão de papel e telefonia, já que não é mais preciso imprimir os pedidos ou ligar para confirmar seus status. Tudo pode ser feito pelo sistema, economizando tempo e dinheiro,

5. Redução de erros
Com a transmissão eletrônica, a probabilidade de uma informação estar incorreta é muito menor.

6. Relação de confiança com o cliente
Por ser um processo rápido, transparente e seguro, o uso do EDI acaba fortalecendo a relação de confiança entre as empresas.

Para mais informações sobre o EDI, clique aqui.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo