8 benefícios do planejamento de vendas e operações para a indústria

“Se você falha em planejar, está planejando falhar”. Essa frase, atribuída ao cientista e filósofo americano Benjamin Franklin, mostra bem a importância que o planejamento de vendas e operações ou S&OP (Sales & Operations Planning) tem para a cadeia de suprimentos. Sem planejamento, oferecer um bom nível de serviço aos clientes e atender de forma efetiva a demanda do consumidor final torna-se uma tarefa mais complexa.

Como já abordamos no texto Planejamento de vendas e operações: o primeiro passo para atender o consumidor final, o S&OP é um processo de gerenciamento integrado das atividades de uma empresa e envolve as áreas de marketing, trade marketing, produção, logística, operações e comercial. Sua execução, quando realizada de forma consistente e baseada na demanda do consumidor final, traz muitas vantagens para a indústria, assim como para toda a cadeia.

Confira abaixo 8 benefícios do planejamento de vendas e operações:

1- Mais vendas: um bom planejamento de vendas e operações aumenta o share (fatia de mercado) de modo indireto, pois contribui para um plano tático e estratégico de vendas mais acurado.

2- Melhoria na acurácia da previsão de vendas: vender qual produto, para quais clientes e em que regiões? Com base no consumidor, todas essas questões podem ser melhor equacionadas por meio do S&OP.

3- Redução dos níveis de estoque: estoques bem dimensionados para atender os clientes (varejistas, distribuidores e outras indústrias) evitando faltas e excessos.

4- Melhoria no atendimento ao cliente: pela redução de faltas de itens para distribuição ou até para desenvolver estratégias para substituir produtos indisponíveis.

5- Melhoria na relação com fornecedores: o S&OP otimiza e agiliza a compra de matérias-primas para fabricação de produtos, o que facilita o trabalho e aumenta a fidelização e a confiança dos fornecedores com a indústria.

6- Maior integração entre as diversas áreas internas: o fato de todos estarem focados no mesmo objetivo,  sempre na “mesma página”, gera um alinhamento sobre as decisões e ações a serem tomadas.

7- Maior retorno financeiro: com estoques corretamente dimensionados, há menor perda de vendas, diminuição dos custos e aumento das margens de lucro, o que contribui para um melhor desempenho da indústria.

8 – Noção de estoque e produção: da mesma forma, o planejamento de demanda e operações influencia nos processos de produção, proporcionando estabilidade das operações e aumento da produtividade.

Como foi visto, um bom planejamento de vendas e operações pode trazer muitos benefícios para sua empresa. No próximo post, vamos ajudá-lo a solucionar um dos grandes desafios desse processo: como adquirir um software adequado de S&OP e orientá-lo pelo sell-out.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo