Ações de trade marketing

Ações de trade marketing têm relação com aumento de vendas

Estar em evidência no ponto de venda é o desejo de qualquer indústria. Para isso, é importante entender quais estratégias são necessárias para conquistar o consumidor ali, na gôndola. Sabemos que as ações de trade marketing têm relação com o aumento nos índices de venda, mas será que a sua empresa está fazendo o planejamento e a execução da maneira correta? Vamos analisar alguns pontos.

O comportamento do consumidor muda de forma rápida, especialmente quando falamos da geração millennial, que age ainda mais por impulso, é imediatista e gosta de experiências inovadoras. Por isso, as ações de trade marketing têm de ser constantemente revisadas, para verificar a sua eficácia na prática.

Powered by Rock Convert

Informações deste tipo, para conhecer profundamente o público-alvo, são de extrema importância quando pensamos no posicionamento dos produtos no PDV.

Sabemos que cerca de 80% das compras são feitas por impulso. Então, se o consumidor toma as decisões na loja, está claro que o produto que atender os desejos e apelos do shopper e se destacar mais na gôndola acaba saindo em vantagem.

Partindo do mesmo pressuposto, podemos traçar outra relação do trade marketing com o aumento das vendas quando pensamos na redução de ruptura. Se o shopper não encontra o que procura naquele varejista, provavelmente optará pelo concorrente para buscar o que precisa.

Assim, ter uma estratégia de trade marketing bem executada elimina falhas como essas que podem gerar prejuízos.

Na prática, além do planejamento estratégico é necessário manter um time de promotores eficiente, treinado e comprometido com os resultados, além de tecnologias e ferramentas que agilizam a coleta de dados e análise dos indicadores em campo.

Powered by Rock Convert

Trade Marketing tem relação com o aumento de vendas

Outro ponto importante que relaciona o trade marketing ao aumento das vendas é o gerenciamento por categoria. Um bom trabalho de GC garante uma boa experiência de compra ao consumidor, além de lucratividade ao varejista, pois reduz ou elimina produtos de menor vendagem e dá mais espaço às mercadorias que efetivamente têm maior procura.

Mas é claro que somente ter estratégias para garantir o produto em gôndola e melhorar o posicionamento no PDV não bastam. Outras ações de trade marketing como degustação, distribuição de amostras e brindes e até mesmo promover experiências diferentes e criativas também são de grande valia. Veja mais ideias neste artigo aqui.

Para facilitar a gestão de trade marketing a identificar rupturas, estoque virtual, falta de visitas do promotor em determinado ponto de venda, inserção incorreta de material de merchandising, entre outros indicadores, é essencial contar com um sistema que colete todos esses dados em campo e gere relatórios e insights para melhorar o desempenho de vendas. Se quiser saber mais sobre o aplicativo Trade Force, entre em contato conosco.

Powered by Rock Convert

Ah, e se você gostou do artigo deixe seu comentário aqui embaixo. Sinta-se à vontade para sugerir novos temas para o nosso blog e compartilhar nossos materiais em suas redes sociais. Sua participação é sempre bem-vinda. Obrigado e até a próxima!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo