Agregação dos Estoques – Centros de Distribuição e Processos de Reposição

Nos dias atuais os níveis de estoque e a malha de distribuição são fatores decisivos para um melhor nível de serviço ofertado aos parceiros e clientes. Os níveis de estoque são gerenciados através de estoques reguladores, faixas de estoque e reposições programadas, já a malha de distribuição é desenhada com a preocupação de reduzir custos operacionais através de uma melhor localização geográfica, agilidade na entrega e questões fiscais.

Cada vez mais indústrias e varejos estão partindo para construção e implantação de centros de distribuição com objetivo de agregar os estoques e reduzir o estoque na malha. Realmente com o estoque centralizado, é possível reduzir a variabilidade que existe no elo seguinte considerando que se tenha um melhor processo de reposição “CD à Lojas”.

No exemplo abaixo conseguimos comprovar a redução do estoque na malha devido a utilização de uma caixa d água central.

Cada casa possui uma caixa d água de 200 litros, com uma variabilidade no consumo de 0 a 200 litros. Para garantir um nível de serviço de 100%, seria necessário abastecer todas as 10 caixas d água com 200 litros, visto que é possível que uma casa a consuma por completo. Neste caso seriam necessários 2.000 litros para abastecer o estoque na malha e garantir um nível de serviço de 100%.

Analisando o comportamento do consumidor e realizando um simples cálculo do consumo médio, conseguimos comprovar o excesso de estoque devido ao abastecimento direto e ao nível de serviço de 100%. A proposta abaixo aconselha a construção e implantação de uma caixa d água central (Centro de Distribuição) que agregaria a variabilidade e permitiria a redução dos estoques na malha como um todo, enquanto garantiria o abastecimento de água (evitando excesso e falta), com apenas 1.000 litros (redução de 50%).

Malha – Abastecimento de Água

Para que essa centralização seja realmente eficaz e traga resultados positivos é necessário investimento em um sistema (Processo e Plataforma) de reposição que garanta o produto certo, no lugar certo, na hora certa, além de ajustes nas operações logísticas de picking (separação e preparação de pedidos), otimização de cargas, romaneio (procedimento utilizado para a transferência de produtos), otimização de rotas e entregas. O entendimento da demanda (comportamento dos consumidores) também será fundamental para o dimensionamento correto dos estoques reguladores nos centros de distribuição.

Em resumo, a centralização será positiva com o correto entendimento da demanda e a otimização do processo de reposição!!!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo