Ampliando a presença, fortalecendo a malha.

O slogan da Tostines “vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais” tem sido usado para diversas situações e é valido em muitos casos.

Uma equipe de consultoria que oferece aos varejos ferramentas para agilizar os processos na cadeia de suprimentos, também se perguntou o que é mais importante para aumentar a lucratividade de todos.

Para aumentar vendas, fornecedores de grandes varejos podem investir no produto e na marca para serem lembrados no mercado (“vende mais porque é fresquinho”), ou buscar ampliar seu relacionamento com varejos e distribuidores para ser conhecido dentro da malha (“é fresquinho porque vende mais”).

O valor da marca sempre é favorável às vendas, mas é preciso buscar o conhecimento da realidade e necessidade dos clientes para ter sucesso como fornecedor na cadeia de suprimentos.

Os varejos serão clientes satisfeitos se venderem bem, com alto giro e níveis menores de estoques, para assim satisfazer seus próprios clientes, ou seja, o consumidor final que busca encontrar o produto desejado, na hora, quantidade e no local que ele escolheu. Ao não encontrar o produto desejado nas lojas do varejo, o consumidor pode deixar de comprar, ou ainda optar por um produto concorrente. Todos perdem nesse contexto.

Dessa maneira, a equipe de consultoria de relacionamento com varejos da NeoGrid, que tem um relacionamento muito próximo com varejos, tem buscado atuar de maneira estratégica para entender a realidade tanto dos varejos, quanto seus fornecedores e as tendências de consumo, para sincronizar as necessidades de todos e aumentar as resultados de ponta a ponta na cadeia de suprimentos.

Nessa relação com varejos, os consultores tratam e apoiam o balanceamento de estoques, agindo como facilitadores do processo, traduzindo necessidades em resoluções com ferramentas adequadas para cada situação.

Ao mesmo tempo, estabelecer uma grande rede de negócios, onde parceiros de negócios colaborem entre si, é chave para alcançar a segunda parte do slogan da Tostines, “é fresquinho porque vende mais”.

Com ferramentas de sincronização da cadeia de suprimentos, fornecedores se comunicam com seus clientes para produzir com base no consumo do varejo, deixando estoques a níveis ideais para todos, garantindo assim giro de capital e vendas de acordo com a demanda do consumidor.

É então importante estar integrado em uma ampla rede de negócios, onde uma equipe de consultoria de varejos pode, em alguns casos, tratar e apoiar na resolução de casos e problemas com balanceamento de estoques, agindo como facilitadores e apoiadores do processo; em outros casos, deverá ouvir o cliente e traduzir suas necessidades em resoluções com ferramentas adequadas para cada situação.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo