trabalhadora na gôndola de produtos

Análise de sortimento: o que é e qual sua importância?

A análise de sortimento é uma forma de indústria e varejo entenderem o comportamento do consumidor e melhorarem suas estratégias. . Com dados confiáveis sobre o desempenho das diferentes categorias de itens, é possível ser mais assertivo na definição das categorias e mix de produtos.

Não dá para lotar o estoque ou as gôndolas do supermercado com itens que o consumidor não quer. Mas, ao mesmo tempo, é fundamental oferecer variedade e profundidade na oferta, para garantir que o cliente encontre a opção que deseja. Equilibrar essas duas necessidades é um grande desafio de muitos negócios.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a análise de sortimento e qual a sua importância para a indústria e o varejo. Além disso, também falaremos sobre como a tecnologia pode pode ajudar nesse processo. Boa leitura!

Aprofunde-se: veja o infográfico da Neogrid sobre Cadeia de Suprimentos e saiba como otimizar sua gestão.

Qual a diferença entre mix de produtos e sortimento?

O sortimento pode ser definido como todo o conjunto de categorias  comercializadas por uma empresa, como água e sorvete. Ele mostra a variedade de tipos de produtos que determinada empresa oferta.

O mix de produtos é justamente o conjunto de produtos que estão dentro das categorias. Então, os sorvetes de morango da marca X e Y estão dentro da categoria sorvete. Sendo assim, esse conceito está relacionado à diversidade de itens que a empresa disponibiliza.  Portanto, uma empresa pode oferecer, dentro do seu sortimento , alimentos como sorvetes, lasanhas congeladas e massas frescas. E o mix de produtos inclui as variações de marcas dentro de cada uma das categorias.

Em um grande varejista, como um supermercado, pode ser interessante adotar uma ampla gama de variedade de categorias, com uma profundidade limitada às principais marcas e produtos, de forma que o consumidor encontre tudo que precisa na loja.

Já uma butique especializada pode focar em uma profundidade maior, buscando atender demandas mais específicas de um público mais exigente.

O que é análise de sortimento?

O objetivo da análise de sortimento é identificar qual o equilíbrio mais adequado para a variedade de categorias oferecidas pelo varejo. E a forma mais eficiente de fazer isso com eficiência é por meio  de dados coletados em tempo real, que revelam os reais interesses do público da loja. Para isso, é importante contar com uma ferramenta especializada que monitore as vendas e o desempenho geral do varejo.

Além disso, também é importante para a análise de sortimento uma visão da concorrência, o que possibilita acompanhar tendências do setor e mudanças no comportamento de potenciais clientes.

Como o varejo pode se beneficiar com a análise de sortimento?

Para o varejo, a análise de sortimento é extremamente importante na hora de definir quais categorias serão disponibilizadas pelo negócio. Ocupar uma gôndola com produtos que não serão aproveitados é não só um desperdício de espaço como também de uma oportunidade de oferecer itens que possam trazer mais retorno ao investimento realizado.

Com uma ferramenta especializada que faça a análise de sortimento, uma loja consegue entender melhor o seu público e disponibilizar os itens que serão interessantes para eles. A lógica do comércio sempre deve se basear em entender a demanda e depois agir para atendê-la .

O caminho reverso, que ainda é feito em muitas empresas, significa um risco maior de ficar com estoques parados e sem giro que, em alguns casos, podem até mesmo passar do prazo de validade ou se tornarem obsoletos, causando prejuízos.

Qual a importância da análise de sortimento para a indústria?

Já na indústria, a análise de sortimento está diretamente ligada à produtividade e distribuição. O que vai determinar o direcionamento da operação é a demanda do público, que pode ser afetada por inúmeros fatores externos, como sazonalidade, tendências de mercado e até a situação econômica do país.

Com uma análise de sortimento bem executada, é possível compreender qual a variedade e profundidade exigida pelo mercado e, a partir daí, direcionar a produção para cumprir a demanda.

Em vez de “empurrar” a produção pelos processos da indústria até chegar na ponta final da linha produtiva, a lógica deve ser a de cada etapa “puxar” uma demanda da fase posterior, que, ao fim do sistema, serão as vendas ao mercado final.

Qual o papel da tecnologia na análise de sortimento?

Para realizar a análise de sortimento, é fundamental contar com soluções  especializadas que possam coletar informações sobre a demanda e processar esses dados para gerar inputs que possam ser interpretados pela gestão.

Com a avaliação do desempenho da empresa e de concorrentes, é possível prever com mais precisão qual será o mercado para os produtos do negócio, incluindo as especificações mais detalhadas, como cor, sabor, tamanho e outras variações.

E você, como faz a análise de sortimento na sua empresa? A Neogrid pode ajudar você nesse desafio. Entre em contato e saiba o que temos a oferecer.

Otimize sua gestão. Confira a suite da Neogrid para o varejo.

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo