Produtividade na indústria

Como as soluções da Neogrid podem aumentar a produtividade das indústrias

Em um mercado competitivo e com clientes cada vez mais exigentes e seletivos, é natural que os gestores busquem alternativas para aumentar a produtividade de seus negócios. Afinal, quando o ritmo de produção é adequado ao consumo, toda a cadeia de suprimentos evolui e o consumidor tem suas demandas atendidas.

Produtividade e rentabilidade caminham lado a lado, mas para se alcançar esses objetivos é preciso tomar decisões estratégicas, entre elas a aquisição de sistemas inteligentes para a automatização dos processos da indústria.

A seguir, falaremos sobre as soluções da Neogrid para o setor. Você entenderá como nossos softwares podem ajudá-lo a aumentar sua produtividade e seu posicionamento no mercado. Acompanhe!

Quais os maiores obstáculos para a produtividade da indústria?

Em uma análise rápida sobre a situação da indústria, logo percebemos que há grandes desafios a serem superados. Uma indústria fornece para diversos varejos e um varejo compra de diversas indústrias, o que revela um grande fluxo de dados a gerenciar.

Mas isso não é tudo! A forma de mensurar produtividade da indústria e do varejo são distintas — enquanto a primeira analisa a quantidade de vendas, a segunda avalia os descontos concedidos — e essa falta de alinhamento costuma causar problemas.

Em geral, quando a indústria vende muito para um varejo, a formação de um estoque grande acaba se tornando um problema. A empresa pode sofrer com perda de produtos, por vencimento, por caducidade ou por danos às embalagens durante o longo período de armazenagem. Do mesmo modo, a manufatura enfrenta mais devoluções de produtos danificados e perde margem de vendas em razão desse excesso de produtos no varejo.

O varejo dificilmente sabe o nível de compra e costuma investir alto para conseguir bons descontos. Mas isso nem sempre é bom para as duas partes, sendo necessário um processo colaborativo entre indústria e varejo para um fluxo de compras mais adequado às necessidades de reposição.

Para que isso seja possível, a indústria deve ter acesso a informações do varejo, como quanto está vendendo, o preço praticado e o mix de produtos com o qual trabalha. Ocorre que o varejo não consegue alimentar manualmente todos os seus fornecedores com esses dados, causando um grande problema.

Quais as soluções da Neogrid para a indústria?

Por conhecer os desafios da indústria, varejo e distribuidores e entender todo esse cenário, a Neogrid apresenta soluções inovadoras para a superação dos obstáculos apresentados.

Nossa empresa já atua no mercado há 18 anos e tem toda a sua operação pautada em ofertar às indústrias, varejos e distribuidores tecnologia de ponta para sincronizar a cadeia de suprimentos de maneira automática, em função da demanda do consumidor.

Nossos sistemas transformam dados em informações valiosas, pois geramos indicadores que direcionam a gestão da cadeia de suprimentos. Esses indicadores auxiliam no planejamento da produção e na gestão de distribuição e reposição de estoques, gerando aumento do giro, da disponibilidade e, claro, evitam que faltem produtos nas gôndolas.

A Suíte Manufatura — oferta que reúne softwares especializados para cobrir os processos da indústria —atua desde a integração para troca de pedidos, fornece a visibilidade de estoque e vendas dos varejos e distribuidores e realiza a reposição automática de estoques, até a conexão com o governo e instituições financeiras.

Nossa ferramenta é completa e utiliza algorítimos inteligentes para otimizar os processos de gestão da indústria e simplificar a vida do gestor. De maneira rápida e automatizada, conectamos manufaturas a grandes redes varejistas, distribuidores, governo, e-commerce e também pequenos varejos, como padarias do bairro e quitandas. Em números, isso representa uma coleta de dados de mais de:

  • 25 mil lojas;
  • 130 redes de varejo;
  • 13 mil indústrias;
  • 400 mil itens ativos.

Como a Neogrid ajuda a aumentar a produtividade da indústria?

Por meio da Suíte Manufatura, a Neogrid contribui para o aumento da produtividade da indústria. Afinal, quando a indústria tem seus processos automatizados e a visibilidade de seus produtos na casa do cliente, consegue tomar decisões mais adequadas às demandas e necessidades de cada perfil de consumidor.

Temos um banco de informações poderoso, com mais 100 TB de dados analíticos consolidados, em que trafegam mais de 1,5 milhão de documentos todos os dias e se registram cerca de 144 milhões de novas movimentações em estoque. Tudo isso fornece à indústria os elementos necessários para planejar sua produção.

Quer um exemplo prático? Nossos sistemas são capazes de identificar produtos que possuem uma maior saída em determinada região do país e, com isso, ajuda a direcionar melhor a produção e ampliar os lucros do negócio.

Esse aumento de produtividade pode ser facilmente mensurado com os ganhos da indústria. Afinal, não haverá mais perdas nas vendas por falta de estoque, já que ele será sempre bem distribuído. Com a disponibilidade certa dos produtos, o giro de estoques também é maior. Do mesmo modo, não haverá devolução de produtos vencidos, pois o planejamento é feito com base em dados reais e atualizados.

A automatização com foco na produtividade industrial

A Suíte Manufatura possui o foco no aumento da produtividade, especialmente porque automatiza os processos entre a indústria, seus fornecedores e clientes.

Um exemplo: ao analisarmos os módulos de visibilidade — RI, DI, SRI e E-commerce Insights — podemos concluir que eles aumentam a produtividade da indústria ao possibilitarem ações imediatas para reposição de produtos a partir da visibilidade do que está acontecendo em toda a rede.

O gestor sabe o que acontece nos pontos de venda, dessa forma, consegue planejar sua produção e reposição para evitar prejuízos e aumentar suas receitas.

Quais os benefícios de fazer esse investimento?

Com tudo o que foi apresentado, não restam dúvidas do quanto a indústria pode ser beneficiada com o investimento em tecnologia. Apostar em uma parceria com a Neogrid é uma decisão inteligente e que pode revolucionar o modo como seu negócio gerencia sua rede e canais de distribuição.

Porém, caso ainda não tenha se convencido, é importante relembrar algumas vantagens:

  • aumento do giro de estoque e da disponibilidade de produtos nos pdv;
  • liberação de recursos para investimentos estratégicos;
  • melhoria da comunicação com os envolvidos na cadeia de suprimentos;
  • redução dos riscos de ruptura nos pontos de vendas;
  • qualificação e padronização das informações com o varejo

Sobre o último ponto, vale destacar que nosso sistema faz uma categorização dos dados por meio de algoritmos inteligentes. E o que isso significa?

De maneira clara e simples, ainda que muitos varejos mandem informações sobre o mesmo produto, mas de maneira distinta (como, Coca Cola, refrigerante de Cola ou Coca), o sistema consegue identificar que se trata da mesma mercadoria e classifica os dados de maneira padronizada.

Com tudo visto, podemos afirmar que aumentar a produtividade da indústria é uma meta possível e que se torna ainda mais plausível e segura quando se tem o apoio da tecnologia de ponta ofertada pela Neogrid.

Uma das grandes habilidades que se espera de um gestor é a sua capacidade de analisar e tomar decisões vantajosas para seu negócio e, sem dúvidas, apostar em automatização da cadeia de suprimentos é uma delas.

O que achou das soluções da Neogrid para sua indústria? Quer desfrutar de todos os nossos recursos e elevar seu faturamento? Entre em contato conosco agora mesmo!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo