Big Data e suas vantagens para a gestão de Supply Chain

Que o Big Data passou a ser fundamental nos processos de tomada de decisão na gestão da cadeia de suprimentos, não é novidade. Um recente estudo da Accenture, uma das mais importantes consultorias do mundo, mostrou que 97% dos principais executivos do mercado global conhecem seu potencial. Porém, a mesma pesquisa revelou um dado curioso: apenas 17% deles chegaram a implantar alguma função na gestão de Supply Chain.

Diante desse cenário, é importante relembrar as vantagens que fazem do Big Data um grande aliado na cadeia de suprimentos. São eles:

● Torna visíveis (com critérios técnicos) os fatores competitivos da empresa como tendências de preço e demanda, sazonalidades, etc.
● Amplia a integração de toda a cadeia, reduzindo o tempo de reação às demandas do mercado;
● Permite mais visibilidade dos níveis de estoque, taxas de atendimento de pedidos, materiais e entrega de produto;
● Cria oportunidade para otimização das estratégias dos canais de vendas;
● Possibilita adequar a oferta à intensidade da demanda dos produtos;
● Viabiliza o cruzamento de informações sobre o comportamento do consumidor, considerando inclusive dados não estruturados.

O estudo da Accenture revelou ainda que os empresários que relataram um maior ROI (Retorno Sobre o Investimento) na aplicação do Big Data na gestão da cadeia de suprimentos destacaram três fatores essenciais para atingir esse resultado:

1. Estratégico: disseminação da análise de dados para toda a empresa, em vez de focar apenas em processos específicos.
2. Operacional: incorporação das análises nas operações diárias para melhor tomada de decisão.
3. Diferencial humano: contratação de pessoas com alta capacidade analítica, além de conhecimento do negócio.

Mas fique atento! O Big Data só tem utilidade quando parte de um alinhamento estratégico. Os responsáveis pelo processo devem ter uma visão clara sobre as estratégias de negócio e os objetivos que pretendem atingir para diferenciar-se no mercado.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo