cloud sustentável

Cloud sustentável: por que a solução em nuvem reduz impactos?

O avanço tecnológico acelerou nas últimas décadas, gerando impactos além da otimização dos métodos de trabalho. Essa tecnologia, somada à demanda crescente pela conservação ambiental, resultou em soluções inovadoras que fizeram empresas mudarem seus processos para se tornarem mais verdes. Nesse cenário, algo que se destaca é o conceito de cloud sustentável.

Você também pode ouvir esse conteúdo 🙂

Mas, afinal, de que forma as soluções em nuvem colaboram para a redução dos impactos ambientais? Podemos observar, por exemplo, que a ideia é um dos pilares da chamada TI Verde (Green IT), uma identidade que cada vez mais empresas buscam assimilar.

Confira a seguir qual tem sido a postura das organizações e de que modo a computação em nuvem contribui com esse movimento.

Medidas adotadas pelas empresas para cuidar do meio ambiente

O tema sustentabilidade ganhou força nos últimos anos. A questão é real e exige atenção, uma vez que diversos impactos já podem ser sentidos no mercado, como mostra a própria Forbes. A postura de responsabilidade ambiental passou a ser um diferencial competitivo — pois isso se tornou critério até mesmo para a formação de parcerias comerciais.

O fato é que as organizações abriram os olhos e querem fortalecer laços com quem também ajuda na preservação ambiental. Veja alguns exemplos de como isso é praticado.

Plantio de árvores

Plantar árvores é uma ação que vai muito além do simbolismo. Ao redor do mundo, diversas empresas já entenderam isso. Algumas delas inclusive aliaram essa prática a uma estratégia de marketing, plantando árvores para cada produto ou serviço vendido. O resultado é extremamente positivo para o meio ambiente — assim como, é claro, para o nome da organização.

Adoção de praças e reservas

Outra iniciativa que chama a atenção das pessoas é a adoção de praças, reservas e áreas verdes em geral. Com um investimento baixo, empresas financiam a manutenção desses locais para torná-los mais arborizados e úteis para os moradores da região. A mensagem que isso passa é bastante positiva, pois incentiva ações similares e fortalece os vínculos da companhia com a população mais próxima.

Compromissos de redução

Setores que emitem mais poluentes (gás carbônico, por exemplo) ou resíduos em geral (óleo, produtos químicos etc.) também costumam aderir a medidas pensando a médio e longo prazo. Os chamados compromissos de redução apontam quais são as mudanças operacionais que a empresa almeja alcançar em um determinado prazo.

Isso leva à adesão de métodos e fontes de energias mais sustentáveis, o que traz consigo muita inovação tecnológica.

Campanhas de reaproveitamento e reciclagem

Destinar resíduos e lixo em geral para o reaproveitamento ou a reciclagem é uma prática valorosa por si só. Contudo, é ainda melhor quando a empresa cria uma campanha para fomentar essa iniciativa, já que isso espalha a mensagem com mais força entre a população.

Em alguns setores, a própria empresa pode utilizar os frutos da reciclagem internamente ou para doação, aumentando os impactos positivos da estratégia.

Investimento em tecnologia inteligente

Investir em tecnologias como a cloud computing, a Inteligência Artificial e o Blockchain traz benefícios tangíveis para a preservação ambiental. Softwares voltados à gestão de documentos virtuais, por exemplo, reduzem drasticamente o uso de papel e impressoras.

São ferramentas que beneficiam os mais variados setores de uma empresa, gerando resultados interessantes, como o desenvolvimento de uma logística sustentável.

Cloud sustentável: como é possível e quais os benefícios

A computação em nuvem é uma das tecnologias que alcançam praticamente todas as atividades de uma empresa, inclusive suas relações comerciais. Isso torna a cloud uma das responsáveis pela possibilidade de criarmos uma cadeia end-to-end mais sustentável — ou seja, um conjunto de processos empresariais com diminuição dos impactos ambientais de ponta a ponta.

Entenda de que forma a nuvem permite isso.

Redução de emissão de CO2

Um dos diferenciais da nuvem é sua capacidade de encolher a emissão de gases poluentes, como o CO2. Ao transferir sua infraestrutura de TI para um serviço de cloud, você adota um modelo que usa menos hardware e mais software na sua operação.

Um detalhe importante é que não se trata de transferir esse impacto para o servidor do fornecedor. O serviço permite a otimização do uso do espaço dos data centers, por exemplo, minimizando o desperdício de hardware nas empresas como um todo.

Otimização de recursos

Além do espaço, outros recursos também são otimizados pela utilização da nuvem. O conceito de Infraestrutura como Serviço (IaaS), por exemplo, é uma estratégia pela qual a empresa constrói praticamente toda sua TI, tendo a cloud como alicerce principal. Basta ter acesso à Internet para usar as aplicações.

Nesse sentido, a redução do impacto é ainda maior do que em arquiteturas que abrangem apenas o armazenamento.

Economia de energia

Além de encolher o consumo energético internamente, a cloud sustentável representa um passo importante na adoção de energias sustentáveis. Por isso, vale a pena analisar a infraestrutura oferecida pelo fornecedor.

Diminuição de custos operacionais internos

Os custos operacionais são menores, assim como o impacto ambiental das suas atividades. Vale destacar que a cloud ainda torna sua empresa mais flexível, já que oferece uma infraestrutura escalável, pronta para se adequar às suas novas demandas.

Mais segurança no armazenamento

A segurança trazida pela digitalização possibilita a transferência da gestão de documentos para a nuvem e dispensa a necessidade de salas de arquivo. Do ponto de vista ambiental, é uma medida de grande valor, já que reduz a circulação de papel impresso e, consequentemente, o volume de lixo da empresa.

Como você pôde ver, a cloud sustentável é resultado de uma convergência de tecnologias e demandas da sociedade na qual vivemos. Essa mensagem vem ganhando cada vez mais força no mercado, exigindo que as empresas se posicionem. Promova essa inovação no seu ambiente de trabalho e conquiste os benefícios que a tecnologia e a responsabilidade ambiental têm a oferecer.

Gostou do post? Então, aprofunde mais seu conhecimento com a leitura do nosso artigo sobre as 8 principais tendências tecnológicas para a indústria!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo