Analista da indústria monitorando consumo do varejo através de software

Como a indústria pode monitorar o consumo dos varejos e distribuidores

Monitorar o consumo dos varejos e distribuidores é uma das premissas para o sucesso da indústria. Isso porque as informações de vendas ao consumidor final (sell-out) são estratégicas e ditam o ritmo da produção, fazendo com que ela fique adequada à demanda do mercado.

Mesmo sabendo da importância do processo, é comum que os diretores tenham dificuldades em acompanhar esses indicadores, principalmente pela complexidade do processo e por não adotarem métodos eficientes que os permitam ter uma visão mais ampla de toda a cadeia de suprimentos.

Neste post, você verá que é possível fazer um monitoramento eficiente do consumo de seus distribuidores e varejos e conhecerá os meios mais inteligentes para se alcançar esse resultado. Continue com a leitura para aprender mais sobre o tema!

A importância da visibilidade para a indústria

Responsável por abastecer o mercado, a indústria deve ter consciência do desempenho de seus produtos nos pontos de venda e atuar em harmonia com as necessidades do consumidor.

Assim, a visibilidade do varejo, do distribuidor e, claro, do e-commerce são fundamentais para o correto funcionamento da cadeia de produção. Afinal, é por meio dessas informações que a indústria planeja e executa sua operação, a produção e a distribuição de mercadorias.

Quando se obtém informações como número de vendas, produtos com maior demanda e  índices de estoque — indústria, fornecedores e clientes têm muito a ganhar. A cadeia de suprimentos passa a funcionar com inteligência, minimizando perdas, desperdícios e rupturas nas gôndolas.

Como monitorar o consumo potencializa os processos da indústria

Conforme mencionado, acompanhar o consumo do distribuidor e do varejo é uma necessidade real da indústria. Sem essas informações, a operação pode ser tornar desregulada e não atender às demandas do consumidor.

Em outras palavras, esse monitoramento é o que garante um bom funcionamento do mercado e permite que o consumidor tenha à sua disposição tudo o que precisa, na quantidade adequada e no momento certo.

Então, como utilizar esses dados para aumentar a performance de seus produtos nos varejos e distribuidores? Reunimos, a seguir, importantes análises que podem ser realizadas a partir do monitoramento do consumo! Acompanhe!

Análise da performance em tempo real

Observe a seguinte situação: uma indústria de calçados que atua no mercado há algum tempo e possui boa quantidade de distribuidores e varejos como clientes começa a observar que há uma variação na receita vinda das vendas de seus produtos.

Essa informação pode, de início, representar que as vendas não estão tão aquecidas e que, por isso, existe a necessidade de uma análise mais próxima. Como agir a partir dessa constatação? A indústria pode reduzir um pouco a produção e evitar que exista excesso de produtos no estoque, otimizar a distribuição ou inovar e entregar um produto mais atrativo ao consumidor.

Comparação com o mercado

Acompanhar os movimentos do mercado é uma das premissas para o sucesso. Obviamente, não se trata de espionagem, e sim de uma análise mais profunda sobre a atuação do negócio, em especial da sua capacidade de competir com os maiores adversários.

O cenário da concorrência em geral é um excelente indicador. Afinal, com esse tipo de informação, a indústria pode planejar novas ações e meios de se destacar e conseguir expandir sua atuação.

Por isso, conhecer os seus concorrentes diretos e indiretos e saber qual a performance de seus produtos em comparação com o mercado é tão importante. A indústria precisa ficar atenta àquilo que está disponível e pode afetar suas vendas e, a partir disso, atuar de maneira estratégica.

Análise do comportamento do consumidor em relação ao produto

Entender a relação do consumidor com o seu produto é mais uma importante análise a ser realizada, visto que isso permite à indústria aperfeiçoar a gestão de seu estoque e planejar estratégias de vendas focadas na necessidade do seu público.

Nesse sentido, é possível fazer o monitoramento de que tipo de produto possui uma maior demanda em determinada região do país ou durante uma época do ano, por exemplo.

Ao identificar esses padrões de consumo, toda a gestão se torna mais eficiente e as chances de sofrer com rupturas nas gôndolas é bem menor. Em outras palavras, a indústria passa a trabalhar com o foco em seu consumidor, ampliando seus resultados e melhorando seu posicionamento no mercado.

As ferramentas necessárias para um monitoramento eficiente

Depois de analisar os pontos citados, não restam dúvidas de que a indústria deve estar sempre atenta ao consumo dos distribuidores, do varejo e do e-commerce, já que a informação é sua maior arma para equilibrar a operação e se manter competitiva.

Ocorre que ter esse nível de visão não é tão simples. Em geral, uma indústria tem diversos varejos e distribuidores como clientes para gerenciar. Do mesmo modo, um varejo e o próprio e-commerce costumam comprar de diversas indústrias.

Toda essa complexidade na cadeia gera um fluxo de informações muito grande e dificulta o alcance da visibilidade para a indústria. Então, o que fazer?

apoio de recursos tecnológicos é a estratégia mais eficiente e inteligente para se obter todos os dados necessários ao funcionamento do negócio. Com um sistema automatizado, os diretores têm acesso a relatórios e gráficos em tempo real, dando a eles uma visão global do mercado e do consumo.

Fazer esse processo manualmente é praticamente impossível e a indústria que aposta em tecnologia se coloca um passo a frente de seus concorrentes. Ou seja, trata-se de uma decisão que oferece benefícios à empresa e aumenta o nível de visibilidade sobre a demanda de seus clientes.

Monitorar o consumo real do varejo e dos distribuidores é uma ação essencial e, ao mesmo tempo, difícil de ser executada. Somente com as ferramentas adequadas, a indústria consegue ter acesso às informações de que precisa e planejar sua operação de modo inteligente e coerente. Por isso é tão importante que os gestores estejam atentos às tendências de mercado e apostem em tecnologia para ampliar seus resultados.

_____________________________________________________________________

Achou este post interessante e gostaria de ficar por dentro de todas as novidades do blog? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail conteúdos em primeira mão!


Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo