Como acompanhar promoções e campanhas de seus produtos?

Um dos grandes desafios do mundo corporativo é acompanhar promoções e campanhas por meio de métricas confiáveis e eficientes. É importante adotar procedimentos para constatar se os resultados estão dentro das expectativas, pois a medida contribui para identificar eventuais falhas e elaborar iniciativas de melhoria para as próximas ações.

Há muitas maneiras de mensurar o desempenho dos trabalhos para expandir os lucros. Por isso, é recomendado conhecer as métricas e compreender como elas podem ser úteis para o seu negócio.

Neste post, abordaremos maneiras de medir o volume de vendas com eficiência, os principais tipos de promoção e o uso da tecnologia para monitorar as campanhas. Confira!

Conheça as métricas adotadas por empresas

Com a intenção de ajudá-lo a verificar o rendimento do seu negócio, mostraremos a seguir métricas que viabilizam a indústria a analisar as vendas com profundidade.

Sell Out

Para manter uma relação de proximidade com os varejistas, é necessário que a indústria tenha como foco a análise de dados relativos ao sell out, que se referem às vendas realizadas pelo comércio para os clientes.

Esses dados são imprescindíveis para constatar se as ações de venda estão funcionando dentro do esperado. Além disso, têm uma grande influência na demanda pela fabricação de produtos.

À medida que há uma maior demanda por um item, mais a indústria deve priorizar a fabricação e a entrega dele no momento adequado para o varejo. Essa postura deve ser adotada para consolidar uma boa parceria.

Estoque

Acompanhar o nível dos estoques de seus produtos nos varejos deve ser uma prioridade para a indústria, pois, junto com o número de vendas, ajuda a entender como está a reação aos itens, permitindo ainda uma reação rápida para repor ou corrigir alguma estratégia.

Taxa de retorno (ROI)

É responsável por mostrar o retorno do investimento. Ela verifica relação entre o montante de dinheiro obtido ou perdido e o que foi investido. É possível calcular essa métrica de várias maneiras.

Uma delas é fazer a divisão do valor de vendas concretizadas em um período pelo investimento da companhia para viabilizá-las.

A taxa de retorno é uma forma de perceber se os trabalhos para a divulgação da marca engajam o público-alvo. Ela também é importante para constatar se todas as ações planejadas para concretizar mais negócios proporcionaram bons resultados.

Aposte na tecnologia

Para conseguir monitorar esses números de maneira efetiva, as empresas precisam apostar na tecnologia, ou seja, em soluções que consigam acompanhar essas movimentações de maneira precisa.

A Neogrid, por exemplo, disponibiliza ferramentas úteis para os empreendedores. Uma delas é a E-Commerce Insights, cujas atribuições são auditar e monitorar e-commerces de varejistas e fabricantes, oferecendo informações, em tempo real, de forma estratégica e segmentada. Outra solução é o RI — Visibilidade do Varejo, que fornece dados sobre indicadores de sell-out e estoque de empresas do varejo.

É inegável que acompanhar promoções e campanhas é indispensável não apenas para medir o sucesso da estratégia de vendas, mas também para compreender o comportamento do público-alvo e pensar em iniciativas para aperfeiçoar o desempenho.

Se você deseja ficar informado sobre as novidades tecnológicas para a indústria, assine a nossa newsletter agora mesmo. O conhecimento sempre nos conduz à melhoria contínua!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo