Como as empresas abordam as soluções SCM – Supply Chain Management

Todas as empresas apresentam desafios na hora de garantir os processos e transações com seus clientes e fornecedores. Neste cenário elas devem olhar à rede completa de negócios na busca de soluções para alcançar uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos ou SCM. Essa análise inclui fornecedores, distribuidores, varejos e consumidores. A principal meta é identificar quais soluções podem ser implantadas para aperfeiçoar a assertividade na previsão da demanda, no balanceamento dos estoques, bem como reduzir os custos operacionais e aumentar a lucratividade da operação com processos eficientes. As soluções SCM que apoiam estes objetivos podem ser divididas em duas categorias:

  •  Soluções SCM internas;
  • Soluções SCM colaborativas.

As soluções internas referem-se aos processos e a tecnologia implantados dentro de uma empresa, visando aumentar a eficiência, através de melhoraria de processos, fluxos, aplicação de tecnologias e envolvimento de pessoas, da maneira mais eficiente.

Já as soluções colaborativas referem-se aos processos e a tecnologia envolvendo um ou mais parceiros de negócios da empresa, atuando na cadeia de suprimentos, como, por exemplo, as indústrias, os distribuidores e varejos. Estas soluções sincronizam conhecimento, informações, políticas e fluxos de trabalho entre os parceiros. O sucesso depende não só de uma empresa, mas de vários “players”, que precisam ser maduros o suficiente para ter uma visão única do processo de SCM.

A experiência nos mostra que as organizações normalmente acompanham uma curva de maturidade, iniciando sua gestão com soluções internas, evoluindo então para soluções colaborativas. Essa evolução influencia positivamente as soluções internas, implantadas anteriormente.

Exemplos de Soluções SCM Internas e Colaborativas:

SOLUÇÕES INTERNAS

S&OP – Sales and Operations Planning
planejamento de vendas e operações

DRP – Distribution Requirements Planning
Planejamento das necessidades de distribuição e compras

 

SOLUÇÕES COLABORATIVAS

P.O.S. (Point of Sales) Management
Visibilidade do consumo nos pontos de venda ao fornecedor.

VMI – Vendor Managed Inventory:
Gestão da reposição e estoques feita por fornecedores e distribuidores.

CPFR – Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment:
Colaboração no planejamento, previsão de demanda e reposição.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo