resultados com a tecnologia

Como empresas de sucesso estão transformando seus resultados com a tecnologia

A transformação tecnológica experimentada pelo mundo nos últimos anos sem dúvida se tronou um dos mais importantes vetores de otimização de processos, especialmente no cenário das empresas. Hoje, não faltam exemplos de negócios que potencializaram seus resultados com a tecnologia, investindo em novas soluções, estratégias e ferramentas inovadoras.

Você tem a opção de ouvir o conteúdo, caso não tenha tempo para ler 🙂

Nesse contexto, independentemente de a melhora da performance dos negócios ser avaliada do ponto de vista operacional, gerencial ou administrativo, a realidade é que as inovações trouxeram benefícios em todos os campos e se tornaram elementos determinantes para o sucesso empresarial.

Em um cenário extremamente dinâmico e competitivo como o atual, empresas de sucesso estão apostando cada vez mais na tecnologia como o principal caminho para se atingir uma atuação competitiva, sustentável e sólida no mercado.

Em razão da importância da tecnologia no contexto atual, a seguir, apresentamos um conteúdo completo para mostrar como a tecnologia tem impulsionado os negócios. Acompanhe!

O impacto da tecnologia no mercado

A transformação digital já se tornou uma realidade presente em diferentes setores da sociedade. A indústria, assim como o varejo, são exemplos claros de como a tecnologia tem impactado o mercado positivamente.

Hoje, o mundo vive a era da informação, um período em que grande parte das decisões são tomadas com base em análises estatísticas, indicadores e apoio de complexos algoritmos. Praticamente todas as atividades estão envolvidas com a internet e os dados se tornaram alguns dos ativos mais valiosos para as companhias.

Os avanços tecnológicos, na prática, têm possibilitado às empresas romper com modelos operacionais ultrapassados, baseados em processos manuais, lentos e burocráticos, assumindo uma postura muito mais inovadora, sustentável e eficiente, a partir do uso da automação, inteligência artificial, IoT e tantos outros conceitos cunhados na indústria 4.0.

Com isso, inúmeros benefícios se mostraram não só viáveis, mas presentes na realidade de todos os tipos de negócios.

Vantagens trazidas pelo uso da tecnologia

A tecnologia já se tornou um ativo valioso para as operações de todos os tipos de empresas. Dos pequenos aos grandes negócios, a inovação se mostra como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento empresarial, além de ser uma forma de entregar produtos/serviços de melhor qualidade a custos menores.

Além desses pontos, existem outras vantagens que fazem da tecnologia uma grande aliada das empresas atuais. Vejamos!

Produtividade elevada

Um dos reflexos mais marcantes do uso da tecnologia no meio empresarial está relacionado à produtividade. Com inúmeros recursos à disposição, como softwares, sistemas e equipamentos automatizados, o mercado se tornou mais produtivo, aproveitando de forma ainda mais eficiente e sustentável recursos materiais e humanos.

Tomando como base a indústria, é perceptível como hoje esse segmento caminha lado a lado com a inovação. Os parques industriais estão cada vez mais tecnológicos, dotados de sistemas, sensores e profissionais altamente qualificados para lidar com computação, robótica e AI.

Nesse sentido, conceitos atuais, como a IoT, permitem que as indústrias tenham pleno controle de seu maquinário, de sua produtividade e de seus resultados. Qualquer falha é rapidamente identificada e prontamente solucionada com o auxílio de softwares, mantendo as operações sempre lineares.

Integração profunda

Ainda tomando como base a indústria, outra grande vantagem do uso da tecnologia se refere ao alto poder de integração e interoperabilidade que softwares e sistemas conectados oferecem. Hoje, como se sabe, as cadeias de suprimentos das empresas são extremamente complexas, abarcando diferentes agentes e se direcionando ao atendimento de consumidores em todos os cantos, com os mais diferentes perfis de consumo.

Por essa razão, nunca varejo e indústria, por exemplo, precisaram atuar tão conectados. O varejo é quem tem contato direto com o consumidor, é quem tem mais condições de identificar demandas, hábitos e necessidades atuais e futuras do mercado. Assim sendo, esse conhecimento precisa ser compartilhado com a indústria, de modo a tornar a cadeia de suprimentos mais eficiente.

Nesse sentido, quando varejo e indústria operam lado a lado, trocando dados de forma estratégica e sempre direcionados ao atendimento das demandas do consumidor, fica muito mais fácil ajustar acordos comerciais, definindo quais produtos fazem mais sentido para cada varejo, qual a frequência de reposição ideal, qual é o mix de produtos adequado e tantas outras variáveis.

Com isso, evita-se situações extremamente prejudiciais para varejo, indústria e distribuidores, como excesso ou falta de produtos em estoque, imobilização de capital e perda de competitividade em razão do desajuste entre as ofertas e as demandas do consumidor final.

Aproveitamento inteligente dos dados

Como dito, passamos pela era da informação. Um período em que os dados se tornaram ativos cruciais para o sucesso dos negócios e indispensáveis para a tomada de decisão. A tecnologia, nesse ponto, tem facilitado cada vez mais o aproveitamento dos dados, isso por meio de soluções inovadoras, como softwares e algoritmos que, associados a máquinas e dispositivos, geram insights e direcionamentos com extrema precisão.

Exemplo disso é o que se observa na relação entre varejo, indústria e distribuidores. Esses agentes têm otimizado seus resultados com a tecnologia, aprimorando a cadeia de suprimentos a partir de uma gestão automática de toda ela.

Empresas especializadas nesse tipo de sincronização, como é o caso da Neogrid, dão todo suporte tecnológico, instrumental e intelectual para que empresas desse segmento consigam equilibrar suas atividades e atender com total precisão as demandas do consumidor final.

Para isso, a Neogrid oferece o que há de mais eficiente em termos de gestão automatizada da cadeia de suprimentos, permitindo a gestores e líderes aproveitar o máximo potencial que os dados de sell-out podem oferecer. Por meio do acompanhamento contínuo e estratégico das atividades do varejo, a Neogrid consegue oferecer apoio informativo para:

  • otimizar estoques;
  • controlar a entrada e saída de mercadorias;
  • avaliar performance de vendas de cada item;
  • mensurar a demanda de cada produto;
  • entender o perfil do público do PDV;
  • otimizar a distribuição dos produtos entre diferentes unidades de varejo;
  • planejar vendas e operações;
  • reduzir custos com a gestão de estoques;
  • otimizar mix de produtos;
  • aumentar o giro do estoque;
  • reforçar a visibilidade sobre toda a cadeia de suprimentos;
  • minimizar o trabalho operacional, além de muitas outras possibilidades.

Por fim, a Neogrid inova a cada dia para permitir que indústria, varejo e distribuidores consigam extrair o máximo valor das atividades e dos dados, potencializando seus resultados com a tecnologia, com decisões mais acertadas e com a redução de gargalos que tanto prejudicam a cadeia de suprimentos.

Acredita que a tecnologia é uma ferramenta primordial para o seu negócio? A Neogrid compartilha desse mesmo pensamento e quer ajudar você a inovar e a alcançar melhores resultados. Entre em contato conosco e saiba como!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo