Como escolher a solução adequada de S&OP?

A adoção do S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) tem sido a melhor resposta para as empresas obterem o equilíbrio entre suprimento e demanda, com aumento do nível de serviço oferecido aos clientes. Um processo de planejamento colaborativo da demanda pode representar uma grande oportunidade para integrar as diferentes áreas funcionais de uma empresa e da cadeia de valor, aumentando a rentabilidade com as decisões de S&OP e ter dados de qualidade disponíveis para a tomada de decisão. Esses e outros benefícios estão no post “ ID128  Listamos pelo menos 11 motivos para adotar o S&OP”. Do contrário, a falta de integração entre as áreas causa grandes problemas que podem ser melhor entendidos no post “ID 127 O alto preço da falta de planejamento de vendas e operações”.

Para entender a importância de contar com uma solução de S&OP, pense em uma empresa que atenda ao varejo e que tenha projeção de continuidade de elevado crescimento anual, com aumento dos volumes e do portfólio de produtos para se tornar mais competitiva. Imagine o aumento na complexidade da gestão das operações desta empresa crescendo em escala exponencial:

  • Expectativas de nível de serviço crescente
  • Necessidade de equalizar estoques para evitar rupturas e prover melhor atendimento aos clientes (sobretudo das grandes redes de varejo)
  • Proporcionar estabilidade das operações e aumento da produtividade
  • Reduzir as decisões de curto prazo a partir de processos e ferramentas estruturadas para suportar o planejamento tático das operações
  • Compreender melhor os fatores responsáveis pela variabilidade da demanda, assim como seus impactos no planejamento das operações como elemento crítico para o desempenho de todo o supply chain

Uma solução de ponta de S&OP está fundamentada em três fatores que se relacionam entre si: Previsão Estatística, Gestão de Eventos e Colaboração.

  • Previsão Estatística: é utilizada como entrada no processo S&OP. De posse dos históricos de vendas, ela identifica outliers (o chamado “ponto fora da curva”), tendências, sazonalidades para projetar um cenário futuro de demanda por meio de modelos matemáticos.
  • Gestão de Eventos: possibilita que o planejamento seja fortalecido com o que chamamos de “inteligência de mercado”, ou seja, todo o evento que possa impactar na demanda ou teve impacto na demanda, como promoções, ações de preço, lançamento de produtos, ações da concorrência.
  • Colaboração é o fator chave para melhorar o plano de demanda e o processo de planejamento da empresa. É essencial buscar uma solução que viabilize esta colaboração por meio de workflows de forma a facilitar e acompanhar a participação de todos os envolvidos no processo de S&OP.

Uma solução integrada de S&OP deve fornecer as ferramentas e os processos mandatórios para conduzir um planejamento de demanda colaborativo, abrangente e preciso. Deve prover todos os dados necessários em um mesmo lugar e um fácil acesso, ao mesmo tempo garantindo que todos tenham o mesmo objetivo e informação. Os componentes de previsão estatística e gestão de eventos (informações de mercado, promoções e eventos especiais) devem ser confiáveis e robustos para evitar excessos e faltas de produtos.

E você também quer se diferenciar no mercado reduzindo custos e conquistando a satisfação de clientes e consumidores? Então conheça o NeoGrid S&OP e faça parte desta malha.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo