Como realizar a gestão de mix de produtos?

O planejamento e gestão de mix de produtos é fundamental para a estratégia de vendas da indústria e do varejista. O processo gera competitividade e impactos em diversos aspectos, como logística, marketing e controle de estoques.

Ofertar uma boa variedade de produtos é um grande atrativo para a empresa. Entretanto, esse mix deve ser coerente com a identidade do negócio e, claro, com a demanda do consumidor final.

Neste post, você descobrirá como acompanhar a gestão do mix de produtos pode ser simples e eficiente. Acompanhe!

O que é gestão de mix de produtos?

Para se falar em gestão do mix de produtos, é necessário compreender o conceito. Assim, de maneira simples e resumida, ele é a diversidade de produtos dentro de uma categoria.

Em um supermercado, por exemplo, há a categoria de cervejas e dentro dela podem ser vendidas diversas opções de tipos e marcas, como puro malte, pilsen, importadas e nacionais.

Esse universo de cervejas é o mix de produtos. A gestão, por sua vez, seria o processo de definição de quais itens vão compor a categoria dentro do varejo ou de quais itens serão produzidos pela indústria dentro daquela categoria.

Qual a importância da variedade de produtos?

Enquanto consumidor, imagine-se na seguinte situação: você deseja comprar uma calça jeans e resolve ir à sua loja favorita. Ao chegar lá, pede sua numeração, mas o atendente informa que possui apenas um modelo disponível.

Ainda que a opção o agrade, essa não é uma experiência de compra positiva. Afinal, você não teve a chance de experimentar, comparar vários modelos e levar o produto que mais gostou.

Essa situação ilustra bem a importância de uma empresa investir em seu mix de produtos. Trata-se de uma das decisões mais estratégicas que uma organização precisa tomar e está diretamente ligada ao seu volume de vendas.

Vale destacar que a Pesquisa de Tendências e Comportamento do Consumidor, realizada pela Associação Paulista de Supermercados, descobriu que qualidade e variedade de produtos e marcas são atributos que geram confiança, credibilidade e fidelização no consumidor. Isso porque 69% das pessoas compara os preços, sendo que 67% delas faz essa pesquisa nos corredores do supermercado.

O que é um bom mix de produtos?

Investir em variedade é importante. Mas, é preciso ter em mente que a escolha dos produtos que farão parte do seu mix é ainda mais relevante.

Imagine que seu supermercado possua um grande público adepto à uma vida saudável. Atento a isso, você investe em um hortifruti, mas coloca poucas opções e não observa a demanda por alimentos orgânicos. Certamente, as vendas serão prejudicadas.

É imprescindível entender e conhecer o mercado em que o negócio atua. Mais do que isso, os padrões de consumo devem ser analisados com atenção, o que pode ser feito por meio da análise de dados de sell-out nos pontos de vendas.

Gestão de mix de produtos: como a Neogrid pode ajudá-lo?

Você já ouviu falar no pós-consumidor? Trata-se de um conceito recente, mas de grande relevância para o universo empresarial. Esse novo perfil de cliente espera que as empresas sejam mais proativas e que identifiquem suas necessidades antes mesmo que elas existam.

Conseguiu visualizar o desafio da definição do mix de produtos para esse novo padrão de consumidor?

Diante de um novo perfil de consumidor, mais do que nunca, é preciso ofertar o produto certo, na hora certa e com o preço certo.

Como fazer isso? Com a ajuda das soluções tecnológicas da Neogrid. Conforme dito, a gestão do mix de produtos deve ser acompanhada por meio de indicadores de mercado, pesquisas e trade marketing.

Para definir e gerir essa variedade de mercadorias, é fundamental entender os padrões de consumo para a categoria e se antecipar, fazendo com que o cliente tenha sempre à disposição aquilo que precisa.

A Neogrid tem soluções que auxiliam o gestor nessa tarefa. Além de trazer informações sobre consumo, nossos sistemas comparam o desempenho de diversas marcas de um mesmo produto, mostrando uma performance clara da indústria e do varejo nessa categoria.

A tecnologia é a chave para uma gestão eficiente

tecnologia deve ser entendida como uma importante aliada das empresas contemporâneas, sejam elas manufaturas, distribuidores ou varejistas. Todos podem (e devem) investir na implementação de recursos que forneçam a visibilidade sobre o consumo de seus produtos.

A Neogrid possui soluções para a automatização de toda a cadeia de suprimentos, contribuindo para um aumento expressivo da rentabilidade empresarial.

RI — Visibilidade do Varejo

Com o RI Manufatura, a indústria terá visibilidade dos dados de estoque e vendas de seus itens nos varejos para assegurar que eles cheguem ao consumidor na quantidade e na hora certa, evitando ruptura e excessos de estoque. Essas informações são essenciais para planejar o mix de produtos e estruturar a distribuição das mercadorias.

DI — Visibilidade do Distribuidor

Com o módulo DI, a indústria tem mais informações sobre o nível de estoque nos distribuidores. Ao conhecer a performance de cada item e categoria, é possível estruturar um mix que atenda às reais necessidades do consumidor.

SRI — Visibilidade do Pequeno Varejo

Voltado para a visibilidade no pequeno varejo, essa solução permite que a indústria tenha acesso a dados concretos sobre o consumo de seus produtos nos varejos de vizinhança, o que facilita a tomada de decisões e garante a escolha do mix adequado.

Conforme visto, a gestão do mix de produtos é uma estratégia essencial para a indústria, distribuidores e varejistas. Escolher com precisão os produtos que serão comercializados favorece as vendas, mas pode ser um grande desafio para os gestores que não investem em tecnologia e visibilidade. Por isso, as soluções da Neogrid são suas grandes aliadas e poderão deixar esse processo mais produtivo e eficiente.

Quer montar um mix de produtos imbatível para o seu negócio? Entre em contato com a Neogrid e comece a desfrutar dos benefícios que a tecnologia pode lhe oferecer!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo