Como um software auxilia na gestão da cadeia de suprimentos?

A gestão da cadeia de suprimentos é um desafio para você? Acredite, esse é um dos processos mais importantes e complexos para as empresas. Há muitos obstáculos a serem superados e um bom gestor deve reunir habilidades suficientes para tomar a decisão correta e mais vantajosa para o negócio.

A incorporação de tecnologia é uma tendência e revela a necessidade da indústria e do varejo repensarem antigos processos e ações. Apesar disso, boa parte das empresas ainda não aproveita totalmente os benefícios que essas soluções podem trazer.

Mesmo nesse cenário, uma pesquisa divulgada pela Revista Mundo Logística concluiu que 73% dos negócios já investem em soluções analíticas de Big Data e 63% em aplicativos baseados na nuvem.

Os números não mentem: apostar em automatização da cadeia de suprimentos é o futuro da logística. Continue a leitura e entenda como essa decisão pode favorecer seu negócio!

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos, conhecida como Supply Chain, diz respeito ao sistema de empresas, pessoas, atividades, bens, informações e recursos necessários para a produção, distribuição e transporte de mercadorias.

Trata-se de uma estrutura complexa e que abrange inúmeras etapas — da fabricação à entrega do produto ao consumidor final.

Seja em um pequeno varejo ou em uma grande indústria, sempre haverá uma cadeia de suprimentos a ser gerenciada. Isso porque, ela pode ser mais simples — englobando a empresa, seus clientes e fornecedores — ou profunda — contando com indústria, fornecedores, parceiros, representantes, distribuidores, varejistas e consumidores.

Quais os desafios da indústria na gestão da cadeia de suprimentos?

Gerir a Supply Chain com eficiência é um dos grandes desafios das empresas contemporâneas. A indústria precisa lidar com inúmeros obstáculos, que vão desde a falta de segurança no transporte de mercadorias, até as dificuldades financeiras geradas pelo mercado externo.

Independentemente do ramo de atuação, é possível visualizar alguns desafios em comum:

  • baixo giro de estoque;
  • ruptura dos produtos nos pontos de venda;
  • dimensionamento incorreto da distribuição, gerando excessos de estoque — e caixa parado;
  • portfólio de mercadorias inadequado;
  • falta de produtividade devido à falta de soluções tecnológicas.

Sobre o último aspecto, é interessante destacar a opinião de Pedro Francisco Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística). Para ele, “fica claro que não é mais possível fazer logística sem tecnologia. A chamada Quarta Revolução Industrial é muito complexa e com evolução avassaladora”.

Nesse sentido, podemos dizer que deixar de lado os investimentos em tecnologia é um erro que coloca seu negócio em posição de desvantagem no mercado. Afinal, fugir de uma tendência tão positiva é o pior caminho a ser seguido.

Como as soluções da Neogrid ajudam a superar esses obstáculos?

A tecnologia é o futuro das organizações e isso se mostra ainda mais relevante quando falamos em gestão da cadeia de suprimentos. Afinal, esses recursos transformaram a Supply Chain.

A gestão manual é pouco produtiva e está dando espaço para uma revolução jamais vista, por meio de novas tecnologias, algoritmos inteligentes e soluções com insights acionáveis. Sem dúvida, esse é um caminho de grandes oportunidades, que gera reflexos no dia a dia do consumidor.

A Neogrid é líder em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos e, com isso, pode transformar a maneira de se fazer negócios. Confira como podemos ajudá-lo!

Aumento do giro de estoque

A Neogrid existe para colocar as empresas no ritmo do consumo, ou seja, para que o produto esteja na hora e no local certos, na quantidade adequada, garantindo que as necessidades do consumidor sejam sempre atendidas.

Como resultado dessa sincronia da cadeia de suprimentos, temos um aumento do giro de estoque – e, consequentemente, das vendas!

E uma das formas de garantir essa gestão assertiva e potencializar o indicador, é por meio do VMI. A solução permite que o fornecedor (indústria) seja responsável pelo gerenciamento e pela reposição de seus produtos nos pontos de venda a partir de dados de movimentação de estoque e vendas dos varejos e distribuidores

Eliminação da ruptura nos pontos de vendas

Mais de 70% dos varejos brasileiros estão inseridos na base de dados da Neogrid, o que garante um monitoramento preciso e eficaz do consumo.

As informações de estoque e vendas ao consumidor obtidas são imprescindíveis para as tomadas de decisões dos gestores e ajudam a eliminar o problema da ruptura nos pontos de vendas. Com esses indicadores, também é possível entender a causa da indisponibilidade nas gôndolas e realizar a reposição imediata. Em resumo, os dados passam a ser seus maiores aliados.

Distribuição assertiva dos produtos

Com o apoio dos softwares da Neogrid, a indústria e o varejo passam a dimensionar melhor a distribuição das mercadorias, reduzindo os excessos e as faltas de produtos nas prateleiras e definindo os produtos mais adequados a cada ponto de venda de acordo com o comportamento do consumidor.

O uso de algoritmos inteligentes e de tecnologias de ponta garantem uma análise estatística mais precisa, já que trabalhamos com tendências de demanda e realizamos o monitoramento em tempo real do consumo.

Definição do mix de produtos ideal

As soluções da Neogrid também facilitam a definição do mix de produtos ideal para sua empresa. Isso ocorre graças aos dados de sell-out, que apresentam o desempenho das vendas de cada produto.

Com informações confiáveis e precisas em mãos, é possível planejar melhor e apostar em uma variedade de itens que atenda às necessidades de seu consumidor.

Integração da cadeia de suprimentos

Muitas empresas no mercado ainda utilizam sistemas ineficientes ou sequer fazem uso de recursos tecnológicos na gestão de Supply Chain, o que desencadeia a falta de integração entre os elos da cadeia de suprimentos: indústria, varejos e distribuidores.

Esse é um problema que causa uma série de ineficiências e aumenta o retrabalho. Por isso, oferecemos sistemas que integram não só parceiros de negócio, como governos e bancos de uma maneira segura e ágil.

Vale a pena destacar que não é necessário adquirir todos os módulos para desempenhar uma boa gestão. No entanto, um investimento completo garante resultados ainda mais satisfatórios e, principalmente, uma automação eficiente dos processos.

Conseguiu entender porque a gestão da cadeia de suprimentos pode se tornar muito mais eficiente com o auxílio da tecnologia? Investir em um software traz mais competitividade à indústria, visto que aumenta a disponibilidade dos produtos e, ao mesmo tempo, libera caixa e baixa os níveis do estoque — o sonho de consumo de todo gestor.

Quer resolver todos os seus problemas de uma maneira eficiente? Entre em contato com a Neogrid e conheça as nossas soluções!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo