Compare o desempenho de seus produtos e conquiste novas oportunidades de negócio

Em um universo repleto de marcas e lançamentos frequentes, imagine quantas ações poderiam ser realizadas ou oportunidades levantadas se você pudesse descobrir o comportamento de seus produtos no mercado. Par isso, realizar o benchmarking de sua empresa a partir da comparação de indicadores para a tomada de decisão na gestão da cadeia de suprimentos é tão importante.

Saber como está o desempenho dos produtos em relação aos concorrentes da categoria, apoia a descoberta de grandes oportunidades de negócios no varejo. Por meio de relatórios de desempenho por dia, produto e loja, os dados identificam se a expectativa de vendas foi alcançada; mostram se o seu produto estava na gôndola; e, se não estava, apontando os prováveis motivos.

Os ganhos são muitos e muito significativos, tais como:

  • Mais giros de estoque;
  • Mais vendas – que é resultado da melhor gestão do ponto de venda;
  • Análises e comparativos diários dos seus produtos com os da concorrência, levando em conta a categoria e subcategoria;
  • A partir de informações de valor para análises e decisões mais assertivas, facilita a realização de metas e aumento da lucratividade;
  • Ampliação do atendimento a mercados aonde há carência/oportunidades de melhorias;
  • Diminuição na taxa de ruptura, ou seja, da falta de produtos na gôndola.

Analisando dados comparativos de competidores, é possível identificar as oportunidades e desenvolver uma estratégia com base nas lacunas de desempenho dos concorrentes-alvo por conhecer a sua performance e como se compara com as empresas de gestão de cadeias de suprimento similares. Além disso, a compreensão dos processos que os melhores competidores utilizam pode ajudar a mover o seu negócio para mais perto do mesmo patamar dos players que são referência no varejo.

São indicadores valiosos para definir os rumos da produtividade e aumentar a sua participação de mercado.

Na sequência, conheça a solução Supply Chain Benchmark, capaz de realizar a comparação de desempenho da sua empresa perante o mercado.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo