Compre de acordo com a demanda com a solução Otimização de Estoques

Se o consumidor é a razão de existir de uma empresa, por que alguns gestores ainda insistem em não comprar de acordo com a demanda? A atuação do varejo e indústria na cadeia de suprimentos deve ser mais estratégica, e é isso que o Otimização de Estoques garante!

Problemas como rupturas e excessos de produtos nos estoques são apenas algumas das consequências negativas de uma gestão de compras ineficiente. No entanto, com boas práticas e o auxílio de uma boa ferramenta, é possível superar esses obstáculos.

Continue a leitura e descubra como comprar de acordo com a demanda, e melhorar todos os seus indicadores de vendas!

Varejo e indústria na cadeia de suprimentos: os principais erros cometidos

Atualmente, uma prática comum da indústria é vender para o varejo olhando apenas os resultados dessa relação, sem observar se na ponta final há uma demanda para isso. Em geral, o fornecedor produz para gerar estoque. Com o marketing, ele tenta gerar demanda e desejo no consumidor e, por meio da logística e das vendas aos canais, envia as mercadorias para o varejo.

Enquanto isso, o varejo compra grandes quantidades para garantir alguns benefícios, como aumento da margem de lucro e redução de custo. Por mais que os descontos pareçam vantajosos, os prejuízos a médio e longo prazo devem ser considerados.

Nesse contexto, podemos dizer que o comportamento do varejo é totalmente afetado pelo modo como a indústria de fabricação de bens de consumo trabalha, especialmente por que muitos dos indicadores utilizados são uma consequência direta desse parceiro.

Ocorre que o modelo utilizado traz alguns efeitos indesejados no varejo, como:

  • ruptura;
  • perda de vendas;
  • excessos de estoque;
  • aumento dos preços;
  • perda da margem de lucro.

Seja você uma pequena empresa ou um grande varejista, com mais de um centro de distribuição e vários fornecedores, é provável que enfrente o mesmo problema. 

Assim, podemos dizer que o desafio do varejo é trabalhar orientado à demanda existente e não com base em indicadores tradicionais, como margem e OTIF. 

Otimização de Estoques: a solução para comprar de acordo com a demanda

Você já conhece a solução Otimização de Estoques? Ela atua na gestão do estoque com o objetivo de aumentar o giro e reduzir os pontos de rupturas. Para isso, leva em consideração o consumo real dos produtos.

O DDR, que é um dos seus dois módulos, utiliza algoritmos que combinam informações diárias de estoque e sell-out para apontar a quantidade ideal de produtos que devem ser comprados, além dos locais de estoque para onde devem ser enviados.

Além disso, o módulo DRP simplifica os processos que tornam a reposição complexa. Todas as variáveis e os diversos cálculos para saber o tempo de entrega exato e as distâncias entre as lojas, por exemplo, são processados automaticamente pela ferramenta. O resultado é o planejamento de compra feito de forma rápida e inteligente, alinhado com a realidade do mercado.

Assim, o varejo sabe com precisão o que precisa comprar para reabastecer de forma adequada seus estoques, evitando aquisições excessivas de itens. O responsável por essa tarefa precisa acompanhar o dashboard com as indicações e realizar os pedidos. 

Na prática, é possível alinhar estoque e vendas, e resolver de maneira inteligente a questão da reposição de produtos. Ou seja, essa tecnologia é peça fundamental para ampliar a agilidade na gestão da cadeia de suprimentos e aumenta a margem de lucro do negócio, pois começa a girar sem excessos.

Com o produto sempre disponível, o consumidor final tem suas necessidades atendidas e torna-se fiel ao negócio, o que melhora as vendas e garante a sua sobrevivência.

Além disso, não podemos deixar de mencionar a redução de custos. Na prática, há menos perdas, compras mais estratégicas e redução de gastos com armazenagem. Ou seja, o varejo alcança um melhor ROI. Quer solucionar de vez os problemas relacionados à reposição de mercadorias em seu negócio? Entre em contato com a Neogrid!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo