Conciliação bancária: como obtê-la pelo controle de extratos?

Todo dia o procedimento é sempre o mesmo: acessar vários portais bancários para fazer consulta individual, download e impressão de extratos. A rotina na área financeira para garantir a conciliação bancária, além de demandar grande esforço individual, pode também expor a empresa a riscos, caso o controle não seja eficaz. Que é preciso organizar e integrar informações, muitos gestores até sabem. Mas qual é a melhor alternativa para melhorar a produtividade e, ainda, reduzir chances de falhas?

Não dá para chegar a essa resposta sem pensar em automatização — um assunto, aliás, que foi tratado em outro post aqui do blog. Ao adotar uma solução com esse recurso, a simplificação de etapas do processo de trabalho e a integração de dados passam a não ser mais um “bicho de sete cabeças”. Prova disso são os ganhos trazidos por uma suíte financeira focada em emissão de boletos.

Partindo desse princípio, fica mais fácil imaginar como uma tecnologia que automatiza o processo ajuda no controle de extratos, visando a conciliação bancária. A integração é outro elemento imprescindível da solução: a partir dela, é possível capturar todos os seus extratos junto às instituições financeiras e armazená-los em um só lugar, gerenciando os dados com segurança e agilidade.

Na prática, sua empresa precisa procurar uma suíte financeira que atenda a estes anseios:

#1 Automatização do processo de captura dos extratos

Certifique-se de que a suíte financeira permite o acesso a vários portais bancários para consulta individual, download e impressão de extratos bancários. Esse recurso possibilita que sua equipe, em vez de centrar-se na operação, possa se dedicar mais para a análise das informações. Com isso, a área financeira logo percebe a redução de erros operacionais e também do custo operacional na realização dessas transações.

#2 Melhorias no controle de recebimento de arquivos

Verifique se a suíte financeira favorece a consolidação de extratos por empresa e por banco, com visualização dos detalhes, pelo período de pelo menos 360 dias. Pesquise também se a solução é capaz de exportar lançamentos em vários formatos, com filtros distintos e integração rápida dos extratos ao sistema de gestão. Além disso, consulte se é possível personalizar e padronizar a descrição de todos os lançamentos realizados.

#3 Visibilidade das informações em uma interface única

Avalie se a solução tecnológica pesquisada consolida as informações em uma única plataforma. A integração de dados possibilita um olhar mais estratégico sobre a área financeira, com vistas a facilitar a conciliação bancária. Um efeito imediato disso é a maior agilidade na tomada de decisões relacionadas ao fluxo de caixa.

#4 Atuação em sintonia com as melhores práticas de governança corporativa

Opte pela suíte financeira que ajude a disciplinar a organização e o controle do fluxo de caixa. Um olhar mais rígido sobre isso favorece uma melhor governança corporativa, alinhada aos requisitos de auditoria. Observe, ainda, como funcionam os mecanismos de segurança de informações. São elementos essenciais para garantir à área fiscal um caráter ainda mais estratégico.

Ao levar em consideração esses recursos, sua empresa certamente poderá contar com uma suíte financeira eficaz para a conciliação bancária, garantindo o armazenamento de todos os documentos e gerenciando os dados com segurança.

Continue ligado no blog para saber como sua empresa pode ajudar a melhorar os indicadores de resultado da área financeira.

Conheça a solução NeoGrid Gerenciador Financeiro e garanta a conciliação bancária da sua empresa!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo