automação logística

Conheça 7 vantagens da automação logística para seu negócio

Em tempos de economia globalizada e operações descentralizadas, a automação logística tem tido um papel ainda mais importante dentro da realidade das empresas. A necessidade de se estruturar amplas cadeias de suprimentos, movimentando produtos, matérias-primas e insumos entre diferentes agentes, por exemplo, reforça a importância de otimizar processos de logística, investindo-se em soluções para garantir mais visibilidade, controle e eficiência à gestão desse setor.

Você tem a opção de ouvir o conteúdo, caso não tenha tempo para ler 🙂

Nesse cenário, é incontestável a relevância que a tecnologia na logística tem para os negócios. A utilização de softwares de gestão, Inteligência Artificial, Big Data e outras soluções, na prática, tem dado contornos ainda mais nítidos à automação logística, otimizando cadeias de suprimentos e garantindo uma performance ainda mais condizente com as demandas exigidas pelo mercado.

Investir em automação no contexto da logística, hoje, se tornou uma estratégia indispensável. De um lado o mercado, os clientes e consumidores exigem respostas ágeis, ajustes pontuais e as soluções adequadas para as suas demandas. Do outro, a competitividade em alguns segmentos, como o varejo, exige operações econômicas, livre de desperdícios e alinhadas com as necessidades do consumidor.

Entenda quais são as principais vantagens da automação logística para o seu negócio. A seguir, listamos 7 delas para demonstrar a importância de se investir nesse quesito. Acompanhe!

1. Maior agilidade de processos

O tempo é um dos ativos mais importantes para os negócios atuais. Hoje, as cadeias de suprimentos precisam seguir cronogramas rígidos, nos quais cada etapa precisa ser cumprida em determinado tempo, sob pena de prejudicar a experiência do cliente na ponta final, em razão de atrasos e erros ao longo do processo.

Nesse contexto, a automação logística traz um enorme reforço para os negócios, simplificando processos e removendo etapas repetitivas, lentas e burocráticas, dando lugar a processos automatizados, contínuos e muito mais eficientes.

No mais, a automação permite um monitoramento mais ativo dos processos. Dados de produtividade e desempenho são compartilhados entre os diferentes agentes que compõem a cadeia logística, o que permite um maior controle sobre os prazos, além de facilitar a identificação de rupturas, gargalos e outras falhas que podem interferir no andamento dos processos.

2. Aumento da produtividade

À medida que a logística é automatizada, a lógica é que os seus processos se tornem menos dependentes de atividades manuais e burocráticas. Em razão disso, tarefas rotineiras, por exemplo, são executadas de forma mais ágil e contínua, contribuindo para que toda a cadeia logística se torne ainda mais produtiva.

Além disso, a automação reforça as operações logísticas com uma maior visibilidade sobre os seus processos. O uso estratégico de dados e sistemas, por exemplo, garante o controle sobre cada elo da cadeia, permitindo que gestores e líderes monitorem o desempenho dos processos e, com isso, estejam mais preparados para tomar decisões voltadas para o reforço da produtividade.

A menor dependência dos processos manuais também permite que colaboradores sejam mais bem alocados e aproveitados dentro das empresas, o que também contribui diretamente com a melhoria da produtividade.

3. Integração de informações

Com cadeias de suprimentos cada vez mais amplas e complexas, a integração de informações e agentes se tornou algo crucial para o sucesso na logística. Nesse ponto, a automação gera uma grande vantagem, pois permite que dados e informações sejam integrados a partir de sistemas e plataformas digitais.

Um exemplo claro dessa possibilidade é o sistema EDI, cuja finalidade principal é centralizar informações de toda a cadeia logística e seus elos em um único repositório, padronizando-as de tal forma que se tornem inteligíveis e úteis para todos os agentes.

4. Embasamento para tomada de decisões

Um dos reflexos mais positivos da automação logística é reforço na utilização de dados e informações no processo de tomada de decisão. A automação, em muitos casos, altera a roupagem dos negócios, que passam a depender menos de planilhas físicas, relatórios manuais e da intuição dos gestores, se apoiando em softwares especializados, cujo papal é fornecer uma visão ampliada dos processos e dados concretos das atividades.

Com isso, pode-se dizer que os líderes e gestores têm à disposição um suporte informativo muito mais rico e qualificado para subsidiar suas decisões. Assim, além de se reduzir o tempo gasto em análises, as decisões podem ser ainda mais acertadas e condizentes com a realidade.

5. Otimização da gestão de riscos

Outra vantagem da automação logística que merece destaque é o reforço na gestão de riscos. É possível perceber essa otimização em diferentes frentes dentro das operações desse setor. A exemplo, a automação inserida no monitoramento dos transportes aumenta a segurança no deslocamento de cargas, garantindo mais rastreabilidade sobre veículos, mercadorias e colaboradores.

Por outro lado, a automação também contribui diretamente com a execução de expedientes tributários e fiscais, como emissão e transmissão de documentos e o recolhimento de tributos. Com isso, minimiza-se os riscos de problemas junto ao Fisco.

Além disso, não se pode esquecer que a automação é um dos fatores mais importantes para o reforço da eficiência operacional na logística, o que reduz significativamente os riscos de erros em processos, atrasos e desajustes na composição de estoques, distribuição de produtos, prejudicando a experiência do consumidor final.

6. Monitoramento de desempenho e performance

A automação logística tem uma forte inclinação pelo uso inteligente dos dados. Nesse sentido, sistemas e soluções automatizadas, baseadas em conceitos inovadores da logística 4.0, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, garantem a coleta e o aproveitamento contínuos de dados das operações.

Com isso, é possível monitorar de forma mais ativa, precisa e orgânica o desempenho logístico. Os dados fornecidos por essas tecnologias, na prática, contribuem diretamente para o uso de diferentes indicadores, os quais garantem mais controle e visibilidade aos gestores, para que compreendam como os processos estão caminhando.

Essa visibilidade, então, é o que permite decisões mais seguras e ajustes ágeis nas atividades, evitando prejuízos para as empresas.

7. Redução de custos

Essa é, talvez, a vantagem mais significativa da automação logística e, ainda, um dos principais pontos motivadores para que empresas invistam nesse fator em suas operações. A redução de custos, de maneira objetiva, é reflexo de uma série de melhorias dentro da cadeia de suprimentos, dos quais é possível mencionar:

  • reforço na produtividade;
  • maior visibilidade sobre os processos, o que facilita a identificação de falhas e erros;
  • diminuição do retrabalho;
  • melhor aproveitamento do capital humano, que pode ser empregado em atividades estratégicas e menos operacionais;
  • redução de desperdícios;
  • melhor sincronização entre os agentes com a troca de informações, o que garante operações mais ajustadas em termos quantitativos e qualitativos;
  • redução de atividades manuais, lentas e mais custosas.

Por fim, na lógica atual do mercado, em que a alta competitividade e o próprio consumidor exigem operações eficientes, livres de atrasos e falhas, a automação logística desponta como um elemento de grande importância para as empresas. Como vimos, o potencial de otimização de tecnologias que reforçam essa automação é significativo, garantindo a manutenção de operações mais fluidas, econômicas e alinhadas às demandas do consumidor.

Agora que você já conhece algumas vantagens da automação logística, caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar suas impressões sobre o tema, sinta-se à vontade. Deixe seu comentário abaixo!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo