Conheça a solução Estoque Gerenciado pelo Fornecedor (VMI) da NeoGrid

Achou que o conceito de estoque gerenciado pelo fornecedor tem tudo a ver com o seu negócio? A NeoGrid tem a tecnologia de Vendor Managed Inventory (VMI) certa para ajudar a cadeia de suprimentos do varejista a tirar o máximo proveito do uso dessa ferramenta!

A solução permite que a indústria visualize seus produtos nos depósitos do elo seguinte da cadeia e possa balancear seus estoques nesses locais cruzando informações como níveis de estoque e índices de consumo. Isso ajuda o fornecedor a realizar a reposição adequada dos itens, melhorando o giro dos produtos do armazém e diminuindo taxas de ruptura e de excessos.

“A plataforma de VMI da NeoGrid faz cálculos de projeção de consumo dos itens armazenados, do estoque de segurança de cada item em cada depósito e de qual é a melhor quantidade a ser reposta, de modo que não haja excesso nem falta de mercadorias. Esses dados podem ser vistos e acompanhados tanto pelo varejo quanto pela indústria”, atesta Leonardo Guerin, gerente de Produto da NeoGrid.

Ou seja, o sistema coleta todos os dados necessários para o fornecedor saber onde deverá haver uma reposição e a quantidade de produtos destinada ao local, sempre alinhada às políticas de estoque acordadas com o cliente antes de o serviço de VMI iniciar. “Por meio da plataforma o varejo compartilha diariamente informações do consumo do estoque com a indústria para ela acompanhar, quando seu produto chegar ao nível mínimo acordado entre as partes, para que possa fazer a reposição nas quantidades adequadas”, comenta o especialista.

Mas qualquer empresa que funcione nessa dinâmica pode utilizar a solução de VMI? Quando é a hora de começar? De acordo com Leonardo, para que se tenha de fato uma relação ganha-ganha entre cliente e fornecedor, o ideal é que tanto varejista quanto indústria tenham interesse em iniciar o processo e possuam estruturas mínimas para gerar os resultados esperados da estratégia – como trabalharem com dados confiáveis e terem um nível de maturidade em gestão da cadeia de suprimentos relativamente alto.

O que isso quer dizer? Que se o fornecedor ainda não apresentar excelência operacional interna, quando começar a abraçar processos externos existe uma grande chance de os resultados ficarem aquém do esperado para ambas as partes. Leonardo cita como exemplo os supermercados, que, dependendo do seu porte, podem ter centenas de fornecedores envolvidos na sua cadeia de suprimentos, sendo multinacionais, locais, grandes ou pequenos. Desta forma, apenas uma parte deles vai ter condições de participar do processo de estoque gerenciado pelo fornecedor por já atender aos requisitos de maturidade de processos e de informatização.

A partir do momento em que o varejista adquire a solução de VMI ele pode ter conexão com diversos fornecedores, e a NeoGrid possui formatos que podem ser iniciados tanto no varejo quanto na indústria, afinal, a iniciativa pode surgir de qualquer um dos lados. E o cliente não precisa se preocupar com a implantação do projeto, pois a NeoGrid se encarrega de configurar a plataforma e fazer as devidas integrações técnicas entre indústria e varejo para assegurar a melhor experiência possível na sua utilização.

Para que não restem dúvidas com relação aos inúmeros benefícios que a solução de Vendor Managed Inventory (VMI) da NeoGrid pode trazer, confira na tabela abaixo um breve “antes e depois” com as principais situações críticas enfrentadas pelo setor de varejo e no que se transformam após a adesão à técnica de estoque gerenciado pelo fornecedor:

 

Situação crítica Resultado após o VMI
Ruptura de estoques, gerando perdas de receitas, clientes e market share. Aumento das vendas, com a garantia de produtos disponíveis.
Excesso de estoques, causando prejuízos como a redução da margem e também perda de produtos em casos de avarias ou vencimentos. Estoques devidamente regulados, evitando a necessidade de promoções não planejadas e custos com a armazenagem extra.
Capital de giro bloqueado devido ao baixo giro de estoques. Capital de giro otimizado.
Custo alto de expedição de pedidos urgentes em caso de ruptura. Redução do trabalho operacional e dos custos administrativos e com fretes emergenciais.
Relacionamento fornecedor/clientes baseado em descontos e “empurrão” de produtos. Aumento do nível de serviço ao mercado e da satisfação do cliente e consumidor.

 

Vale destacar que a NeoGrid está sempre à disposição para fornecer mais informações sobre a ferramenta que vai revolucionar a forma como você gerencia os estoques e toda a cadeia de suprimentos envolvida no seu negócio!

Entre em contato com um especialista para saber mais detalhes da solução Vendor Managed Inventory (VMI).

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo