Conheça a solução de planejamento de distribuição da NeoGrid

Já imaginou uma solução que ajude sua empresa a reduzir estoques em 20% em apenas seis meses e diminuir índices de ruptura em pelo menos 30%, ao mesmo tempo em que aumenta o giro de estoque e o nível de serviço oferecido aos seus clientes? E o melhor, fazendo tudo isso de forma simples e rápida?

Seria literalmente a solução para os problemas do seu estoque, certo? Pois saiba que ela existe e se chama NeoGrid DRP. Como o próprio nome já diz, a tecnologia trabalha com o conceito de DRP – Planejamento de Distribuição com o objetivo de ajudar a empresa a saber a quantidade correta de cada item que deve ser enviada a cada uma de suas lojas, de forma que os estoques não apresentem faltas ou excessos de produto, pois possibilita a quantidade de estoque ideal levando em conta dados de real consumo.

Mas de que forma isso acontece? Como a plataforma possibilita integração com o ERP (sistema de gestão integrado) utilizado pela rede varejista e atacadista, ela é capaz de resgatar dados de históricos de vendas de produtos de até três anos. Com base neles e a partir de variáveis como sazonalidade e tendências de consumo, por exemplo, a solução sugere a quantidade de reposição de cada produto, de forma mais adequada à realidade de cada loja. Conheça aqui outros benefícios de se fazer DRP com o uso da tecnologia!

Pense em uma rede de lojas de departamentos que comercialize cadeiras de praia, por exemplo. Nas regiões próximas ao litoral provavelmente a saída desses produtos é maior, principalmente durante o verão. Já nas cidades mais afastadas e de clima mais ameno a procura por cadeiras de praia tende a ser menor. O software de DRP – Distribution Requirements Planning tem como rastrear essa informação e, com isso, sugerir automaticamente quantidades diferentes desse item para cada uma destas filiais.

Seguindo a mesma lógica e com base nas mesmas referências a solução é capaz de sugerir estoques iniciais em quantidade ideal para novas lojas e criar regras para o monitoramento de produtos novos. Inicialmente, eles podem ser associados a itens semelhantes – caixas de suco de laranja, por exemplo, servirão de referência para o balanceamento de estoque dos sucos de pêssego que acabam de chegar ao mercado. Alguns meses depois, os produtos de lançamentos terão sua própria demanda analisada pelo aplicativo de DRP.

Confira no quadro abaixo os principais desafios enfrentados pelas empresas e as vantagens competitivas nas quais podem transformá-los utilizando a solução NeoGrid DRP:

Situação crítica Resultado após o NeoGrid DRP
Diminuição de receitas devido à ruptura de estoque, que gera perdas de clientes e de participação no mercado. Aumento das vendas com a redução de rupturas.
Fluxo de caixa travado devido ao baixo giro de mercadorias e estoques elevados. Rentabilidade maximizada com estoques girando e sem excessos. A redução de estoques significa menos dinheiro aplicado em mercadoria parada e estrutura de armazenagem e mais capital disponível para ações mais rentáveis como a abertura de novas lojas, por exemplo.
Dificuldade em gerir as flutuações da demanda, enfraquecendo a capacidade de fidelização dos clientes. Aumento do nível de serviço ao consumidor final, gerando fidelização dos clientes por meio da disponibilidade e variedade de produtos.
Indicadores de previsão de demanda altamente suscetíveis a erros, elaborados e atualizados manualmente. Indicadores de previsão de demanda com altos índices de acurácia, baseado em tecnologia específica e automatizada.
Processo de distribuição complexo e desconectado da realidade da empresa. Orientações sobre o que, quando, quanto e onde repor uma grande variedade de produtos mantendo os estoques balanceados.

É importante mencionar que a NeoGrid oferece total apoio na implementação da solução dentro dos processos internos do cliente, fazendo todas as integrações necessárias aos programas já utilizados, de forma a proporcionar a melhor experiência de uso, além de aproveitamento pleno das funcionalidades.

Especialistas estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida quanto à técnica de DRP – Distribution Requirements Planning e à solução específica que ajuda a programar melhor suas demandas. Que tal começar a praticar essa reposição inteligente nas suas unidades agora mesmo?

Entre em contato e saiba mais!

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo