Conheça as 8 principais inovações tecnológicas para a indústria

O setor industrial tem apostado na tecnologia para atingir resultados cada vez mais significativos. Hoje, aproveitar as vantagens das inovações deixou de ser um luxo para as companhias e se tornou uma obrigação.

Não basta investir em tecnologia da informação e comunicação para se diferenciar no mercado: é fundamental planejar e contar com profissionais qualificados para utilizar os novos dispositivos de maneira estratégica. Do contrário, haverá perda de tempo e de dinheiro. Neste post, destacaremos 8 ferramentas voltadas para a inovação no setor industrial para ajudar a superar a concorrência. Confira!

1. Internet das Coisas (IoT)

Uma das principais inovações tecnológicas adotadas pela indústria é a Internet das Coisas. Ela pode ser usada em diferentes atividades em uma fábrica, como o transporte logístico. Nesse caso, a IoT é usada para monitorar o tráfego e gerenciar a frota com mais eficiência. Além disso, otimiza a coleta de mercadorias por meio de sensores que mostram o local onde estão os itens procurados.

Outra aplicação desse recurso é no estoque, possibilitando a administração dos gastos com energia na iluminação ou na climatização do ambiente com o uso de termostatos compatíveis com a IoT. Assim, é viável prevenir desperdícios com lâmpadas acesas e máquinas ligadas sem necessidade.

A Internet das Coisas também ajuda na reposição automática do estoque devido a sensores inseridos em estantes e prateleiras que indicam a localização dos produtos e a falta deles ou de insumos para fabricar mercadorias. Com o aviso sendo emitido, é acionado um equipamento para repor os itens ou chamada a equipe de compras para adquirir as matérias-primas que faltam.

Os sensores também são necessários para informar as mercadorias que saem pouco do estoque, o que colabora para constatar os itens mais vendidos e os menos procurados. Assim, a indústria tem mais condições de gerenciar o estoque de forma estratégica.

2. Cloud Computing

A computação em nuvem se caracteriza por possibilitar o acesso remoto a sistemas e a documentos (imagens, vídeos, áudios etc.) por uma rede virtual de computadores. Em vez de armazenar uma grande quantidade de dados internamente, as empresas contratam provedores para executar essa tarefa.

Essa medida permite economizar recursos financeiros, porque os contratantes deixam de investir em servidores para armazenar dados. Além disso, propicia um aumento no nível de segurança das informações, porque os provedores, na maioria dos casos, adotam os melhores procedimentos para proteger os dados dos clientes.

Outra vantagem desse recurso é dar uma maior mobilidade aos colaboradores, pois eles podem acessar dados corporativos em qualquer lugar com acesso à internet. Em reuniões com parceiros comerciais, é positivo ter informações disponíveis de maneira simples e rápida.

3. Inteligência Artificial

Essa é uma das inovações tecnológicas mais utilizadas pela indústria atualmente. Um dos motivos é propiciar que a produção tenha um menor custo, tornando a empresa mais competitiva. A inteligência artificial pode ser aplicada, por exemplo, para otimizar a reposição de estoques.

Com base em dados de vendas e estoques, a tecnologia sugere a quantidade ideal de produtos que precisam ser repostos nos varejos e distribuidores, com alto nível de exatidão e assertividade.

De acordo com a consultoria IDC, os investimentos em inteligência artificial devem chegar a R$ 140 bilhões no mundo inteiro em 2019. Esse montante é 44% superior aos recursos financeiros aplicados em 2018.

4. Robotização

É mais uma das inovações tecnológicas que oferece inúmeros benefícios para o setor industrial. Ela permite que o robô execute diversas ações, como fabricação, limpeza e manutenção. Os robôs industriais normalmente executam atividades repetitivas que demandam um elevado nível de precisão.

Hoje, é mais simples contar com esse recurso tecnológico em uma fábrica. Algumas empresas estão alugando robôs por um preço fixo por mês. Dessa forma, podem verificar se a tecnologia proporciona bons resultados sem fazer um grande investimento.

5. Equipamentos Autônomos

Uma das grandes inovações tecnológicas de 2019 são os equipamentos autônomos. Drones, robôs e veículos contam com a inteligência artificial para a automatização de tarefas sem a presença humana. Dependendo da tecnologia aplicada, esses equipamentos podem interagir com o ambiente, pessoas e objetos de forma muito natural.

Em uma indústria, por exemplo, eles podem ser chamados, de maneira automática, para encontrar suprimentos solicitados pela linha de montagem. Um sistema identifica o momento ideal para exercer uma atividade na cadeia e começa, por conta própria, uma fase da produção.

6. Blockchain

A segurança dos dados é uma das maiores preocupações das companhias. Por isso, o blockchain tem sido cada vez mais adotado no mundo corporativo. Ele consiste em uma base de informações que mantém o registro de operações permanente, sem nenhuma violação.

Esse recurso compartilha as bases de dados de maneira pública e universal. O blockchain tem sido muito usado para a comercialização de criptomoedas. Isso acontece porque essa tecnologia elimina a presença de autoridades centrais para mediar as transações, o que proporciona mais confiança, redução de gastos e transparência nas ações.

7. Business Intelligence

É responsável por coletar, integrar, analisar e apresentar dados corporativos. Também conhecido como BI, busca informações brutas de várias fontes para posteriormente integrá-las. Em outras palavras, essa tecnologia reúne dados sobre uma empresa e os torna disponíveis em um único local.

É uma ferramenta bastante usada por grandes companhias, porque permite aos líderes ter um auxílio na tomada de decisões. Ao verificar as tendências do mercado e a conjuntura das empresas, os gestores têm mais chances de fazer as melhores escolhas para o negócio atingir um grande desempenho.

8. Análise Aumentada (Augmented Analytics)

Possibilita alterar a maneira como um elevado número de dados é analisado, consumido e compartilhado. Adota o machine learning e a geração de textos para tratar as informações de maneira automatizada, contribuindo para que elas sejam analisadas de forma mais consistente, o que facilita os insights.

A análise aumentada é muito valiosa no contexto atual, porque a quantidade de informações cresce a cada dia. Esse cenário faz com que os colaboradores e gestores precisem de dados atualizados e importantes para tomar decisões que favoreçam o crescimento sustentável de uma empresa.

As inovações tecnológicas são diferenciais que devem ser aproveitados pela indústria de maneira planejada e eficiente. Quanto mais rápida for a adaptação às novas ferramentas, mais fácil será obter resultados positivos.

Se você gostou deste post, compartilhe nas redes sociais agora mesmo. Com certeza, o conhecimento é peça-chave para obter uma performance acima da média!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo