Dois homens de negócios olhando para o computador

Faça cotações de fornecedores sem e-mails, ligações e inúmeras planilhas

A busca do equilíbrio entre custo e qualidade é um mantra dentro das empresas. Isso vale tanto para os processos internos quanto para os que vêm de fora, refletindo diretamente nas compras. Como consequência, as cotações precisam seguir uma lógica estratégica, em que os fornecedores devem indicar não apenas os preços, mas diversas outras informações que fazem parte de um cenário ideal e ajudam no processo de decisão. A questão é colocar isso em prática de maneira assertiva, independentemente do número de possíveis parceiros e da complexidade da demanda.

Muitas empresas ainda enfrentam dificuldade porque realizam as cotações de forma manual. Depois de definirem o que precisam, fazem o contato com os fornecedores por e-mail ou telefone para enviarem as demandas e cobrarem as respostas. As propostas, por sua vez, são colocadas em planilhas ou outros formatos de arquivos.

Com isso, o processo fica suscetível a alguns problemas, principalmente quando falamos de casos mais complexos. O mais imediato está relacionado ao tempo que os profissionais levam para analisar inúmeras respostas de diversos fornecedores. É necessário observar cada proposta, ponto por ponto, e conferir com os objetivos da compra.

A consequência disso é mobilizar uma equipe inteira para um trabalho burocrático e cansativo, que pode resultar em erros e perdas de boas oportunidades de negócio. Algo importante pode acabar ficando perdido no meio de inúmeros e-mails e planilhas.

Falta de opções nas cotações 

Outro problema causado por esse trabalho manual é a limitação do horizonte de fornecedores. Se o tempo para realizar as cotações é longo, restringir as opções a poucas empresas acaba sendo uma solução mais fácil, pois reduz a demanda de recursos a serem aplicados no processo.

Junto a isso, há o risco de criar uma dependência de alguns fornecedores, com os quais há uma relação e a confiança de que eles vão cumprir todas as exigências estipuladas. Em um primeiro momento, isso pode parecer algo bom, mas, no fundo, esconde um problema. A empresa deixa de buscar outros parceiros que possam oferecer uma qualidade maior e custos mais interessantes. Mais uma vez há perda de oportunidades.

Uma gestão muito mais ágil

Agora, imagine uma solução que gerencia todo esse processo dentro de uma plataforma na qual os clientes colocam a demanda e chamam os fornecedores para apresentarem suas propostas. Essa é a solução Sourcing ofertada pela Neogrid, que torna a cotação muito mais rápida, organizada e assertiva.

Na plataforma, o cliente define o nível de detalhamento da demanda e insere perguntas para os fornecedores, esmiuçando tudo o que precisa saber para fazer a escolha e estabelecendo cenários ideais de compra.

A partir desse momento, a ferramenta faz o restante do trabalho de maneira automatizada. Os candidatos são avisados sobre a cotação e acessam a ferramenta para cadastrar as respostas. As confirmações são feitas automaticamente, sem a necessidade de ligar ou enviar e-mails.

Os dados são processados e um levantamento das melhores propostas é disponibilizado com base no nível de detalhamento estabelecido. Assim que algum fornecedor atingir o cenário ideal de compra, o cliente é avisado.

Os compradores economizam tempo e custos com atividades operacionais e passam a se dedicar à estratégia e análise das informações recebidas dos fornecedores. E isso pode ser feito em 17 idiomas, template customizado, atendimento de necessidades específicas e sem limite de fornecedores.

Quer conhecer melhor a solução Sourcing? Entre em contato com a Neogrid. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e mostrar como podemos agilizar o processo de compra da sua empresa.

Receba dicas exclusivas sobre gestão. Assine nossa Newsletter e fique por dentro:


Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo