estratégias de trade marketing

Estratégias de trade marketing: 7 dicas para melhorar o seu pdv

Para as estratégias de trade marketing alcançarem resultados expressivos, é necessário que haja um planejamento amplo de como um produto pode ser fabricado, comercializado e divulgado. Essa cadeia deve estar alinhada para que as ações sejam efetivadas da melhor forma possível.

Você também pode ouvir esse post 🙂

Não adianta ter uma equipe de vendas criativa e cativante, caso a logística para a mercadoria disponibilizada no varejo não funcione adequadamente. Os empreendedores precisam ter uma visão global do negócio, pois é a melhor alternativa para criar um ambiente favorável às vendas.

Neste post, serão destacadas 7 ações que contribuem para conseguir um desempenho de alto nível nos PDVs. Confira!

Powered by Rock Convert

1. Faça a gestão de produtos

O gerenciamento dos produtos é peça-chave para estratégias de trade marketing eficientes. É interessante constatar se o item está com uma boa visibilidade no varejo, podendo ser facilmente identificado pelo público-alvo.

Por outro lado, essa ação deve ser acompanhada de um estoque capaz de contemplar a demanda de modo rápido. Nenhum varejista gosta de conviver com a falta de itens disponíveis, principalmente quando existe uma procura muito grande.

Por isso, é fundamental que haja uma análise dos produtos mais comercializados. Essa avaliação vai colaborar para definir a quantidade de itens a serem adquiridos e estabelecer como eles ficarão disponibilizados no estabelecimento.

Outro benefício é permitir um planejamento mais focado para atender a demanda de maneira satisfatória, porque haverá uma compreensão melhor do comportamento dos consumidores.

2. Use aplicativos

A tecnologia é uma ferramenta obrigatória para a execução de estratégias de trade marketing. Por meio de um aplicativo, é possível coletar informações sobre como está o desempenho em um ponto de vendas.

O app também pode ajudar a acompanhar, em tempo real, como um determinado item está posicionado nas gôndolas. O software ainda possibilita verificar o preço da mercadoria em outros estabelecimentos e monitorar o trabalho dos promotores.

Contar com informações ágeis e confiáveis é um diferencial cada vez mais importante no mundo corporativo. Isso porque propicia a tomada de decisão de modo mais assertivo, isso facilita a adoção de medidas com foco na melhoria dos resultados.

A partir dos dados coletados, um gestor pode definir rapidamente como a equipe pode atuar para ter um ponto extra no PDV. Essa, com certeza, é uma das grandes vantagens de usar a tecnologia com inteligência.

3. Mantenha as gôndolas organizadas

Uma embalagem bonita, a qualidade do produto, preços competitivos e uma boa divulgação são fatores que influenciam positivamente os resultados das estratégias de trade marketing. Porém, é necessário que haja uma preocupação com a organização das gôndolas.

Além de o posicionamento da mercadoria ter um impacto sobre a decisão do consumidor, esse aspecto interfere no trabalho de reposição dos itens. À medida que estão devidamente organizados em um estabelecimento, mais fácil será o trabalho para disponibilizá-los.

Para isso funcionar de modo exemplar, é necessário também observar se as embalagens ficarão corretamente acomodadas na gôndola. É um fator que merece ser levado em consideração, porque pode tornar um PDV atrativo para o público-alvo.

Powered by Rock Convert

Produtos empilhados e desarrumados devem ser evitados ao máximo por qualquer varejista. Esse cuidado também precisa fazer parte da rotina da equipe de trade marketing.

4. Invista em merchandising criativo

Repetir o que a concorrência faz nem sempre é sinônimo de um desempenho notável. Em outras palavras, é preciso sair da zona de conforto e inovar para chamar a atenção da audiência.

É válido distribuir panfletos, cartões, flyers para os clientes em potencial, pois é uma maneira de mostrar para o público-alvo que a empresa está no mercado. Mas é positivo pensar em alternativas que possam tornar a marca mais presente no dia a dia das pessoas.

Os promotores no PDV podem, por exemplo, gravar vídeos conversando com os consumidores sobre o produto. A divulgação desse conteúdo nas redes sociais é uma forma também de mostrar para o varejista como o estabelecimento consegue se beneficiar com o merchandising criativo.

5. Aposte na ação de promotores

Para as estratégias de trade marketing serem efetivas, é fundamental que a comunicação com a equipe de vendas seja de alto nível. Os gestores precisam ter uma interação bastante ativa para avaliar a situação da saída de produtos.

Tal trabalho ainda é importante para ver como anda a abordagem ao público-alvo. Dependendo do cenário, pode ser avaliada a possibilidade de mudar a apresentação da mercadoria.

Essa flexibilidade é imprescindível para cativar a audiência e aumentar as vendas. A ação de promotores é uma atividade que deve ser acompanhada de perto, porque tem grande influência na aceitação de um produto no varejo.

Os líderes necessitam também ter um foco na melhoria contínua da equipe. Isso justifica a criação de programas de treinamento que permitam aos promotores terem uma performance exemplar.

6. Crie demanda

As estratégias de trade marketing têm como diferencial marcante a capacidade de gerar situações de compra. É um fator que desperta o interesse de um varejista ao apostar em um determinado produto.

Um dos motivos é que contribui para manter os consumidores mais tempo no estabelecimento, isso aumenta as chances de compra. É possível criar diversas demandas, como:

  • degustar produtos em pontos movimentados;
  • oferecer programas de fidelidade;
  • realizar promoções;
  • dar bônus para compras.

É muito importante que os resultados dessas iniciativas sejam mensurados. Assim é possível avaliar o impacto de tais atividades nas vendas e como elas colaboram com o fortalecimento da marca.

7. Engaje seus profissionais

A mercadoria pode ser de ótima qualidade, e o PDV estar em um lugar estratégico, mas esses pontos não são suficientes para um desempenho satisfatório no varejo. Uma das razões é que o engajamento dos promotores continua sendo peça-chave para as vendas atingirem um excelente patamar.

A cortesia, a simpatia, o carisma e a boa comunicação são indispensáveis para conquistar o público-alvo em qualquer circunstância. Programas de capacitação, bom ambiente de trabalho e bônus por performance contribuem para engajar um time de vendas.

A montagem de estratégias de trade marketing engloba uma série de fatores alinhados entre si. É um cuidado que precisa fazer parte da rotina do gestor e de toda a equipe, porque tem um grande impacto no desempenho.

Powered by Rock Convert

Se está em busca de ações com foco na melhoria permanente, vale a pena ficar informado sobre como aplicar a positivação nos PDVs do varejo. Afinal, o conhecimento é primordial para bater metas!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo