Evite a falta de produtos e equilibre estoques com o OSA NeoGrid

A NeoGrid tem, literalmente, a solução para os seus problemas de indisponibilidade de produtos no ponto de venda. Com a NeoGrid Visibilidade do Varejo – Retail Insights (RI), indústria e varejo podem prevenir rupturas e obter um nível de estoque equilibrado com a demanda, garantindo fidelização de clientes, mais vendas e maior lucratividade.

Agregando o conceito de OSA (On Shelf Availability), a solução permite identificar não apenas a falta de itens na gôndola, como também as causas que levaram a isso. Para entregar essa informação, o sistema trabalha por meio de indicadores OSA, os quais podem ser acompanhados e acessados de forma precisa e ágil por todos os envolvidos na missão de manter os produtos sempre disponíveis ao consumidor – como diretores, gestores, equipes comerciais e promotores de vendas.

Além dos indicadores, a solução disponibiliza relatórios para embasar a tomada de decisões. No caso da indústria, por meio de relatórios diários e semanais relativos a estoques, vendas e rupturas é possível saber a quantidade de itens vendidos a cada dia e o atual nível de estoque por item e por loja. Isso permite à empresa estabelecer prioridades ao realizar reposições em pontos de vendas e distribuidores e traçar comparativos com períodos anteriores.

Para as empresas varejistas, os relatórios entregam informações relacionadas a estoque virtual, rupturas de estoque (possibilitando aos responsáveis pelo abastecimento no varejo realizar reposições de acordo com as prioridades) e gestão comercial (ajudando compradores a definir itens prioritários com base em indicadores como tendências de vendas), por exemplo.

As funcionalidades específicas para varejo e indústria se complementam na medida em que esses participantes da cadeia de suprimentos podem estabelecer um relacionamento colaborativo para trabalharem em conjunto na busca por resultados cada vez melhores – focando em objetivos comuns sem, no entanto, prejudicar os individuais.

Essa relação ganha-ganha é possível a partir do momento em que as duas pontas da cadeia podem acompanhar as mesmas informações gerenciais, facilidade proporcionada pela solução NeoGrid RI.

Um exemplo dessa funcionalidade é um ponto de venda identificar que determinado produto está indisponível na prateleira porque o pedido, apesar de já ter sido feito ao fornecedor há alguns dias, ainda não chegou. Verificando que o índice de vendas do item está realmente abaixo do normal para aquele período no ponto de venda, varejo e indústria podem descobrir falhas de processo na transportadora responsável pela entrega e agirem diretamente sobre o problema para evitarem maiores prejuízos a tempo e manterem os índices de disponibilidade sempre em dia.

Desde a diretoria até os promotores de vendas que atuam localmente, todos são responsáveis pela disponibilidade do produto na gôndola e pela excelência no nível de serviço prestado ao cliente. Por isso, uma solução de tecnologia que permita essa visualização prática do cenário e proporcione uma tomada de decisão rápida e assertiva é vital para a longevidade das empresas envolvidas na cadeia de suprimentos.

Agora você não tem mais desculpas para deixar os espaços em branco tomarem conta das prateleiras. Não espere mais vendas serem perdidas para começar a aplicar o NeoGrid RI no seu negócio e monitorar nos indicadores as principais razões que causam indisponibilidade de produtos: descubra quais são agora mesmo para passar sempre bem longe delas!

Entre em contato com a NeoGrid e saiba mais!

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo