Faltou produto na prateleira? Saiba como o OSA pode solucionar esse problema

Ao fazer compras no supermercado, é comum o consumidor se deparar com a falta de um produto na gôndola. Diante dessa situação, ele tem duas opções: comprar o mesmo item de outra marca ou se deslocar até outro estabelecimento para efetivar a compra. Mas, nos dois casos, varejo ou indústria tiveram perda de faturamento.

Em um mercado altamente competitivo, melhorar a disponibilidade de produtos nas lojas é essencial para reforçar a fidelidade do cliente e evitar ou diminuir a perda de vendas. Se um produto não está disponível, é preciso saber qual o motivo. E é aí que o OSA (On Shelf Availability), um indicador da cadeia de suprimentos, tem papel fundamental.

Além de trazer o índice de disponibilidade dos itens nas prateleiras e as causas raízes da sua falta, o OSA mostra também a venda estimada por produto, por loja e por dia, os efeitos da indisponibilidade de mercadoria sobre as vendas e as ações para corrigi-la.

Em uma avaliação de 30 categorias de produtos no Brasil, o OSA indicou 6,7% de indisponibilidade, e identificou que a causa principal dessa falta de produtos é a gôndola desabastecida. Ou seja, o item estava na loja, mas o promotor responsável não abasteceu a prateleira.

Por meio de análises como essa, o OSA pode ajudar a gerir melhor a cadeia de suprimentos, garantindo assim uma redução significativa das perdas. Com ele, também é possível estabelecer estratégias colaborativas entre indústria e varejo para melhorar o índice de disponibilidade dos produtos.

É possível ter acesso ao OSA por meio da solução Supply Chain Insights, que tem como objetivo ajudar indústrias e varejos a evitar problemas como rupturas e excessos de estoque.

Para saber mais sobre a solução, acesse: https://www.neogrid.com/br/solucao/visibilidade-do-varejo-retail-insights

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo