Fronteiras do VMI – Vendor Managed Inventory

O VMI (Vendor Managed Inventory) consiste na gestão do elo seguinte, baseado nas informações de estoque e demanda. É um tema que está em alta no Brasil e deve ser conduzido como um diferencial competitivo. 

Utilizando informações simples, ele proporciona uma excelente gestão para os clientes e para o fornecedor. Em resumo, o processo de VMI utiliza inputs como Modelo de Negócio, Previsão de Demanda, Venda Real e Estoque para gerar outputs como Gestão da Malha do Cliente, Gestão da Malha do Fornecedor, Balanceamento de toda a Cadeia e KPI´s (Key Performance Indicators). 

Macro Processo de VMI

 

A utilização de uma plataforma de tecnologia que suporte este novo processo é fundamental para que a empresa tenha segurança e tranquilidade de que a gestão será possível operacionalmente. 

A quantidade de clientes e quais clientes devem ser considerados potenciais para um projeto como este é a primeira definição que o fornecedor deve ter. Localização, relacionamento, disponibilidade de tecnologia, faturamento, market share, potenciais de melhoria devem ser considerados no momento da definição dos clientes. 

Logo após a definição dos clientes, um plano de apresentação do conceito deve ser estruturado para futuras reuniões e aprovações, que normalmente são acordadas entre a alta gerência. Com a aprovação do conceito, o projeto poderá ser iniciado e conduzido dentro de um escopo que foi pré-definido.  

A definição do escopo delimita minhas fronteiras e facilita o foco nos resultados. Em muitos casos, as empresas encaram o VMI como uma oportunidade para se aproximar dos seus clientes e fortalecer a tão sonhada fidelização. 

Um dos escopos possíveis pode ser a reposição dos produtos com base no real consumo ou até mesmo com base em uma previsão de vendas, que poderá ser acordada com o cliente ou calculada através de algoritmos matemáticos. Um outro escopo pode ser na disponibilização de uma plataforma de tecnologia em que o cliente consiga analisar e confirmar os pedidos de compra, calculados com base em um modelo de negócio próprio. 

Dentro de uma organização, existem diversas áreas que poderiam ser beneficiadas com este tipo de iniciativa, supply, vendas, marketing, trade marketing, entre outras podem receber informações do mercado para auxiliar a tomada de decisão. 

Portanto, defina seus objetivos com o VMI e encontre seu escopo ideal para iniciar um Projeto!! 

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo