Ganhe agilidade e evite filas nos caixas com uma solução de NFC-e

Natal, Dia das Crianças, Black Friday. Para a área de TI do varejo, lidar com essas grandes datas e promoções traz também enormes preocupações de contingenciamento. A questão mais importante é sobre quantas impressoras fiscais têm que ser disponibilizadas para as frentes de caixa emitirem a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Imagine o pesadelo de fazer o provisionamento desses equipamentos, nada baratos, de acordo com demandas tão variáveis, e tendo que lidar com os trâmites burocráticos para sua aquisição e homologação? Agora, esse problema pode ser resolvido rapidamente com uma solução especializada em NFC-e – e, o que é melhor, com custo reduzido!

Dispensa de homologação pelo Fisco e de intervenção técnica

A NFC-e é um documento de transmissão eletrônica (XML) que substitui as notas fiscais de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por Emissora de Cupom Fiscal (ECF). Com a digitalização do documento fiscal para o consumidor, acaba toda a demora e burocracia dos trâmites do governo para aquisição e homologação das impressoras analógicas. Hoje, para colocar uma impressora fiscal no caixa, além do alto custo, há também a demora, algo em torno de seis meses. Isso porque é preciso pedir o equipamento para o governo, há os trâmites para homologação e entrega, e a memória ainda tem um tempo de vida útil.

Com a NFC-e é possível o uso de impressora não fiscal comum térmica, sem necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado. Basta instalar qualquer impressora térmica de mercado e a operação de emissão é autorizada de forma online pelo governo, por meio de um software especializado. Ou seja, caem os custos e a burocracia.  Com isso, há uma flexibilidade de expansão de pontos de venda, sem precisar de autorização do Fisco. Então, se a rede de supermercados ou a cadeia de lojas quer ampliar em 20% as frentes de caixa para a Páscoa, por exemplo, a área de TI pode realizar a missão muito rapidamente.

Fator crítico na TI do varejo: tempo de processamento das NFC-e

A área de TI do varejo também tem como missão crítica manter a operação acontecendo de forma rápida e sem interrupções. E aí vem aquela dúvida: o tempo de processamento das NFC-e pode gerar filas nos caixas? A resposta é não se você contar com um fornecedor especializado com uma solução de grande performance. A solução fiscal da NeoGrid, especialista em soluções para a cadeia de suprimentos, traz segurança e agilidade no processamento de grandes volumes, com tempo de processamento de 2 segundos por NFC-e.

E se houver interrupção da conexão com a internet? Como todo o processo acontece online, em caso de queda na conexão a solução fiscal NeoGrid tem um sistema de contingência permitindo que as vendas sigam normalmente sem gerar filas ou demora no atendimento. Após o restabelecimento da rede, os arquivos armazenados off-line são enviados automaticamente para a SEFAZ em até 24 horas (prazo exigido pelo governo).

Como acontece o fluxo de emissão da NFC-e:

Outras vantagens da solução fiscal para emissão e gestão da NFC-e da NeoGrid:

  • Arquivo de documentos: o emissor da NFC-e deve arquivar o documento eletronicamente por cinco anos, de acordo com a legislação tributária. O DANFE NFC-e, que é o canhoto em papel, não possui exigências quanto à guarda.
  • QRCode (código de leitura rápida): substituindo o tradicional código de barras, o código impresso em 2D é capaz de armazenar um volume maior de informações. Ele pode ser lido por qualquer smartphone ou tablet equipado com câmera e dá acesso aos dados da compra no site da SEFAZ.
  • Novas tecnologias: com uma solução de NFC-e, é possível o uso de novas tecnologias de mobilidade. tanto para gestão fiscal quanto para melhorar o atendimento e o relacionamento com os clientes, com a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.

Muito mais resultados com segurança e agilidade:

  • Redução de riscos;
  • Agilidade e facilidade na implantação;
  • Redução de 75% nas despesas de aquisição e manutenção;
  • SLA (nível de serviço) no tempo de processamento;
  • Contingência distribuída nas lojas;
  • Alta disponibilidade garantida;
  • Suporte de alto nível 24x7x365;
  • Certificado digital e XML armazenado de forma segura no Datacenter.

Com uma solução de inteligência fiscal completa e ofertas que agregam mais do que o commoditie de tráfego de arquivos, a NeoGrid é participante ativa do grupo de players fiscais que está presente em todas as reuniões com a SEFAZ. Além disso, também participa dos projetos pilotos para novas obrigatoriedades, obtendo informações relevantes antes mesmo de elas serem divulgadas pela SEFAZ aos contribuintes. Com essas informações privilegiadas, a NeoGrid consegue tornar o software fiscal aderente às novas demandas do governo, tanto as de gestão, quanto técnicas e operacionais.

Não corra mais o risco das filas de clientes no caixa por problemas de tempo de processamento. A NFC-e NeoGrid é uma solução que possibilita ao varejo adequar-se a obrigatoriedade imposta pelo governo de forma rápida e com muita segurança.

Entre em contato com a NeoGrid e saiba mais sobre a NFC-e.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda.
Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa.
Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo