A importância de automatizar processos financeiros

Receber e pagar são verbos básicos e vitais no vocabulário de qualquer empresa. Mas e o integrar? Eis um verbo que toda organização deve aprender a conjugar. No modelo clássico de administração existe um setor de contas a serem pagas e outro para as recebidas. Essa estrutura se mantém no modo contemporâneo de administrar empresas, mas passa pela tecnologia, o que resulta em decisões mais rápidas e precisas quando o assunto é definir, por exemplo, os investimentos que farão a companhia crescer.

Quer investir, mas não sabe qual é o capital de giro disponível porque não tem um relatório simples que visualiza dados das contas pagas e recebidas? Você não precisa desse problema. Existem soluções que atuam em conjunto com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) da sua empresa, evitando a falta de controle de saldos e a consequente inadimplência por não cobrir débitos antes de surgirem.

Se a sua companhia trabalha com mais de um banco, problemas como o mencionado anteriormente são corriqueiros, principalmente quando não há uma solução financeira completa. Com ela, você localiza em qual instituição bancária está o pagamento a ser autorizado e confirma a baixa do débito no sistema de planejamento de recursos da empresa.

#Emissão de Boletos

A automatização da emissão de boletos traz benefícios operacionais que refletem na capacidade do capital humano da sua empresa de agir estrategicamente. Isso porque ela permite que seus próprios clientes gerem boletos, o que exime os funcionários do retrabalho que é a segunda via. Dessa forma, ainda é possível acompanhar os pagamentos previstos, mantendo a adimplência de pagamentos, já que seus funcionários podem alertar o cliente sobre os prazos, antes que sejam vencidos.

#Autorização de Pagamentos

Se entender com os fornecedores nunca foi tão fácil, mesmo com os desafios de trabalhar com diversos bancos e tipos de operações: DOCs, TEDs, transferências entre contas da mesma instituição. Facilitar a linguagem bancária resume uma das características de funcionamento de uma solução financeira. Mesmo com a criação do CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), variações de layout podem resultar em erros de cadastro e customizações em seu ERP para atender aos mais diversos formatos bancários. O que era para ser uma simples compensação de pagamentos e armazenamento de arquivos acaba como um problema a ser identificado e corrigido pelas áreas de negócio e tecnologia.

Além do controle dentro da empresa, o próprio cliente que efetuou o pagamento pode verificar se ele foi devidamente reconhecido e compensado, sem que um funcionário precise prestar atendimento exclusivo para esclarecer dúvidas.

#Consolidadação de Extratos

Todas as movimentações nas contas da empresa devem coincidir com as informações listadas nos extratos, a fim de que sejam identificadas possíveis falhas que possam resultar em inadimplência e má administração dos saldos.

Uma solução financeira completa traz na mesma interface o download de comprovantes e a visualização de extratos por empresa e por banco, de forma personalizada e padronizada de acordo com as nomenclaturas de identificação adequadas a sua companhia. Com os dados de todas as transações armazenados, o controle do fluxo de caixa se torna uma tarefa simples para o setor financeiro.

Compreender o sentido do verbo integrar é saber que seu significado está atrelado ao automatizar, que coloca a sua empresa diante da necessidade de adotar uma solução financeira completa: do contas a pagar ao receber; da emissão de boletos à consolidação de dados.

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo