Gestão de cadeia de suprimentos: como escolher o fornecedor ideal de soluções?

Reduzir a complexidade da gestão de cadeia de suprimentos está no topo da lista de preocupações das empresas. Por isso, a escolha de um fornecedor de soluções de SCM – Supply Chain Management é fator decisivo para impulsionar o seu negócio para altos níveis de eficiência e competitividade.

Quer saber mais sobre a cadeia de suprimentos? Leia nosso guia completo.

Mas como saber qual fornecedor de tecnologia será o mais eficaz e com o maior nível de aprimoramento para alavancar os resultados da sua companhia? Aqui você tem um checklist com dicas para ajudá-lo nesse desafio. Vamos lá?

1- Histórico de resultados

Um fornecedor de serviços de gestão da cadeia de suprimentos deve ser um aliado no crescimento do seu negócio. Por isso, opte por um provedor de soluções de SCM certificado por uma forte história entre grandes clientes. Busque conhecer implementações que foram bem-sucedidas e saber se quem usa a solução está satisfeito com os níveis de serviço em andamento.

2- Conhecimento e adaptabilidade às regras de negócio

Cada empresa é única, mesmo que ofereça produtos similares ou use estratégias de preços e distribuição parecidas. Portanto, a tarefa do fornecedor de soluções de supply chain é conhecer o seu negócio e entender as suas necessidades. Precisa compreender como funcionam seus processos, políticas de estoque, a relação com seus parceiros no dia a dia, entre outras especificidades.

3- Capacidade técnica

Ao escolher a solução de supply chain, certifique-se de que o fornecedor utiliza processos e tecnologias que facilitem a implantação, o gerenciamento e a atualização de seus softwares e aplicativos. O parceiro deve contar também com uma estrutura de gerenciamento formal, que tenha controles suficientes para acompanhar e monitorar serviços fornecidos, além das alterações feitas para os seus sistemas.

4- Atendimento ágil e próximo

Quando se considera a natureza volátil da cadeia de abastecimento e a velocidade dos negócios de hoje, interrupções dos sistemas podem trazer grandes prejuízos. Por isso, você precisa de uma solução de supply chain confiável e com suporte ao cliente de alta qualidade para resolver e corrigir esses problemas.

5- Alta Tecnologia e Data Quality

Um dos principais pontos a considerar na hora de contratar um fornecedor de SCM é saber se ele traz a tecnologia em seu DNA. Empresas que nasceram sob esse pilar têm um grande diferencial e podem colaborar muito com o desenvolvimento da sua companhia. Cheque também se o provedor possui alguma área ou projeto direcionado ao desenvolvimento de algoritmos inteligentes e sistemas de qualidades de dados. Eles farão toda a diferença na assertividade de seus processos.

 6- Flexibilidade

A soluções de supply chain precisam ser atualizadas à medida que o mercado, o cliente ou a legislação demandem mudanças – o que deve ser realizado rapidamente, sem a necessidade de novos projetos que exijam grandes esforços. Além disso, é importante considerar como essa solução se envolverá com os sistemas implantados pelos seus vários parceiros de rede.

Por isso, é importante selecionar uma empresa que se adeque às mudanças impostas pelo cenário em questão.

7 – Inovação

Outro requisito essencial na busca do fornecedor de soluções para a gestão da cadeia de suprimentos  é a capacidade do parceiro tecnológico de investimento em inovação. Afinal, trata-se de um casamento de longo tempo e é preciso que o fornecedor de SCM esteja atualizado e apto a trabalhar com uma enorme variedade de sistemas e ferramentas. Tudo para suportar aplicações de big data, IoT, inteligência artificial, entre outras inovações que vêm surgindo com a Transformação Digital.

8 – Processos orientados pelo sell-out

Considerar todos os itens citados acima na hora de escolher um fornecedor de Supply Chain Management é muito importante. Mas há ainda um ponto fundamental para garantir o sucesso do seu negócio: a empresa escolhida precisa ter muito claro que suas soluções orientam os processos da cadeia de suprimentos pelo sell-out. É só a partir da demanda do consumidor final que sua empresa poderá orientar a produção, a gestão de estoques e a distribuição de seus produtos com efetividade.

Pensando em buscar um parceiro?

A NeoGrid oferece soluções de ponta a ponta para atender todos os desafios da sua empresa. Com uma malha de cerca de 25 mil lojas, 130 redes de varejo e 13 mil indústrias, a NeoGrid registra, diariamente, mais de 144 milhões de movimentos de estoque e vendas.

Dessa forma, além de prover alta tecnologia e inteligência de mercado, promove parcerias saudáveis e relações colaborativas entre indústrias, distribuidores e varejos. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato agora mesmo. 

Não perca as novidades sobre Gestão de Cadeia de Suprimentos. Assine a Newsletter da Neogrid e fique por dentro de todas as tendências.


 

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo