Gestão de e-commerce e os desafios da indústria

Cadastrar produtos com informações desatualizadas, fichas técnicas incorretas ou imagens de baixa resolução é uma prática que pode trazer sérios prejuízos para o e-commerce.  Ao se deparar com esse tipo de erro, o consumidor fica em dúvida e pode acabar não finalizando uma compra. Mas, além do varejo eletrônico, esses problemas também afetam os resultados da indústria.Entenda por que é importante padronizar as informações de produto. 

Hoje, já existem tecnologias no supply chain que facilitam a comunicação entre as marcas e o varejo, justamente para evitar esse tipo de contratempo. Neste artigo, então, vamos mostrar como a indústria pode se precaver para não sair no prejuízo por conta de SKUs (Stock Keeping Units ou Unidades de Controle de Estoque) cadastradas erroneamente nas lojas.

Gestão de e-commerce e indústria: qual é a relação?

Os perigos para uma marca

Embora um produto cadastrado com informações desatualizadas ou incompletas traga mais prejuízos diretos ao e-commerce, não podemos ignorar os impactos que esse tipo de erro causa na indústria. Mesmo que uma marca não tenha culpa pela apresentação dos itens na loja virtual, o cliente pode passar a rejeitá-lo diante do equívoco, o que agride a credibilidade e o faz perder um consumidor em potencial. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Se a perda de vendas for recorrente, a indústria pode até mesmo ser obrigada a subir o preço de suas mercadorias. Isso porque a redução na saída de produtos leva a empresa a aumentar sua margem de lucro para manter a sua fatia no mercado, mesmo vendendo menos.

Barreiras na comunicação

Atualmente, existem diversas barreiras que dificultam o trabalho das marcas na hora de monitorar o canal de e-commerce e garantir uma apresentação adequada de seus produtos em seus parceiros. A principal delas é a falta de padronização no envio e cadastro das informações técnicas dos produtos, algo que gera um trabalho excessivo e pode sobrecarregar a equipe interna da indústria.

Cada varejista possui seus próprios formatos e processos de cadastro de SKUs, o que obriga as marcas a se comunicarem com seus parceiros das mais variadas formas. Algumas informações são enviadas por e-mail e outras são entregues em mídias físicas (pendrives e CDs, por exemplo). No fim das contas, adaptar os dados de seu portfólio para cada e-commerce é uma tarefa árdua, e que, na maioria das vezes, não atinge o resultado ideal.

Diante desse cenário, imagine quanto tempo uma fabricante precisa gastar para atualizar as informações de um produto para cada uma das lojas virtuais. Isso sem falar que, desprovida de um método simples para identificar SKUs cadastradas erroneamente em um e-commerce, a marca dificilmente conseguirá detectar erros que podem comprometer a sua credibilidade e impactar negativamente os números de vendas.

Uma mãozinha da tecnologia

Felizmente, hoje em dia já é possível contar com soluções de tecnologia no supply chain que facilitam a vida do varejo online e da indústria, padronizando a troca de informações e automatizando a atualização de dados cadastrais das SKUs. Estamos falando de plataformas baseadas na nuvem que integram toda a cadeia de suprimentos e agilizam o compartilhamento de dados entre todos os parceiros da marca.

O princípio é bastante simples: o fabricante envia as informações atualizadas e completas para um ambiente virtual disponibilizado para todos os e-commerces cadastrados como parceiros. Esses, por sua vez, são alertados sempre que for identificada alguma inconsistência entre as informações disponibilizadas pela marca e aquelas que estão sendo apresentadas ao cliente. Com isso, o varejista pode atualizar suas SKUs com rapidez e eficiência.

Conheça outros desafios da operação entre varejo e indústria e saiba como superá-los.

Ficou clara a importância da atualização e da necessidade de contar com a uma solução especializada.


Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo