Gestão de promoções: tudo o que você precisa saber para alavancar suas vendas

Uma maneira de aproveitar a maior procura dos clientes por mercadorias é por meio da gestão de promoções. Essa iniciativa é fundamental para conseguir resultados mais expressivos e elevar as chances de fidelizar os clientes.

Afinal, a dupla preço acessível e serviços de boa qualidade sempre estará na preferência dos consumidores. Para isso ser concretizado, é essencial que haja um grande cuidado não apenas com a política de preços, mas também com a disponibilidade dos materiais no estoque.

Não basta fazer uma propaganda excelente, pois é preciso mostrar, na prática, como o investimento proporcionará ao consumidor benefícios em curto prazo. Neste post, destacaremos fatores que fazem a diferença no gerenciamento das ofertas. Confira!

Entenda o que é gestão de promoções

É preciso manter as vendas em um excelente patamar e evitar o excesso de mercadorias no estoque. Por isso, é interessante que as promoções sejam realizadas e acompanhadas de maneira atenta.

A gestão das promoções é uma iniciativa que envolve vários processos. Um deles é a análise da concorrência, porque não adianta lançar uma ação para elevar o faturamento, caso os preços estejam no mesmo nível ou até acima dos rivais.

Também é essencial que haja uma comunicação eficiente e cativante para chamar a atenção do público-alvo. Os clientes atuais e os em potencial precisam conhecer todos os detalhes da promoção. Além da mídia tradicional, as redes sociais exercem um papel importante para divulgar uma marca.

O gerenciamento das promoções tem como uma das prioridades fazer com que as vendas sejam maiores, principalmente, em períodos menos movimentados no comércio. Para isso ser concretizado, o ideal é seguir alguns passos, como:

  • estabelecer as metas do time de vendas;
  • definir as mercadorias que ficarão na promoção;
  • avaliar o perfil dos clientes;
  • analisar as informações sobre vendas e estoque;
  • verificar como está a demanda atual;
  • adotar uma estratégia de marketing para chamar a atenção do público-alvo;
  • mensurar e avaliar os resultados.

A gestão das promoções deve ter uma atenção com as datas sazonais, ou seja, com os períodos em que procura do consumidor é maior. Com uma boa estratégia, é viável manter a lucratividade alta e os estoques em níveis baixos.

Veja as ferramentas ideais para esse processo

O gerenciamento das atividades promocionais é uma tarefa complexa, que exige atenção a uma série de detalhes. Pensando nisso, destacaremos iniciativas cruciais para essa atividade ser executada com perfeição e ter mais chances de alcançar os resultados previstos. Acompanhe!

Ter um bom cadastro dos clientes

Para uma promoção ser administrada corretamente, uma empresa deve contar com uma ferramenta para o cadastro de informações dos consumidores. Isso permitirá verificar fatores importantes, como mercadorias mais adquiridas, ticket médio e períodos de maior consumo.

Dependendo do nível de relacionamento com um consumidor, a marca pode fazer promoções mais focadas em segmentos da audiência. Ou seja, fazer uma oferta direcionada para um grupo de clientes que, por exemplo, contam com o cartão fidelidade.

Controlar o estoque

A análise da demanda é muito importante para a gestão de promoções. Por isso, muitas empresas estão investindo em softwares para controlar o estoque. É muito ruim para qualquer companhia atrasar a entrega de uma mercadoria, porque não há itens disponíveis no momento.

A administração dos estoques é imprescindível para acompanhar a procura dos clientes pelos produtos e verificar se a redução de preços deve ser aplicada para evitar prejuízos. O excesso e a falta de mercadorias disponíveis são problemas que podem ser perfeitamente evitados, desde que sejam adotados mecanismos de controle inteligentes.

Mapear chances de expandir as vendas

A análise do mercado é uma ferramenta indispensável para um empreendedor fazer uma gestão de promoções de alto nível. Fazer ofertas visualizando apenas como a empresa se comporta no mercado é um equívoco primário.

Se não houver uma avaliação da postura da concorrência, uma ação promocional pode se tornar um grande fracasso. Avaliar os concorrentes é necessário não apenas para ter uma política de preços correta, mas também para definir os itens que podem ficar com um valor mais em conta no momento.

Algumas empresas contam com sistemas que permitem monitorar as vendas em tempo real e comparar o desempenho da comercialização dos itens durante um determinado período. A tomada de decisão necessita ser baseada em dados confiáveis, para que as estratégias adotadas para envolver o consumidor tenham mais possibilidades de êxito.

Escolher os produtos certos para colocar em promoção

Acompanhar o comportamento de vendas dos produtos é essencial para identificar quais podem ser alvos de promoções. Monitore a performance diariamente, avaliando a demanda dos consumidores. Assim, saberá qual item ideal para essa ação.

Ter foco em uma boa divulgação

A gestão de promoções tem como uma das etapas primordiais a publicidade. É muito bom administrar o estoque e contar com preços competitivos, mas isso deve ser de conhecimento do público-alvo. Do contrário, o esforço em aumentar as vendas não vai atingir resultados expressivos.

Muitas companhias utilizam ferramentas de marketing que contribuem para o envio de e-mails a usuários cadastrados de maneira personalizada. Uma mensagem direcionada é uma forma de prender a atenção do consumidor e fazer com que ele esteja mais envolvido com a marca.

Também é recomendado contar com recursos que ajudem a monitorar o comportamento do público nas redes sociais. Dessa forma, é possível postar um conteúdo promocional no horário em que esse material será visualizado por um maior número de pessoas.

Adotar uma estratégia eficiente de comunicação é necessário para uma empresa atingir as metas com as promoções. Se isso não for priorizado, as possibilidades de perder espaço para a concorrência aumentam consideravelmente.

Saiba como melhorar a gestão de promoções no varejo

Para aperfeiçoar as ações voltadas para expandir as vendas de forma mais rápida, é essencial que a tecnologia seja utilizada de maneira consistente. Por isso, a recomendação é adotar ferramentas que ajudem a executar diversas atividades, por exemplo:

  • acompanhar a performance a concorrência
  • ter dados sobre os feedbacks dos clientes;
  • tornar mais ágil a reposição de produtos;
  • contar com informações sólidas para a tomada de decisão;
  • permitir o cruzamento de dados entre os Pontos de Vendas (PDVs);
  • monitorar o comportamento dos clientes;
  • analisar os resultados de ações promocionais.

Uma gestão de promoções apenas será eficiente caso haja um foco em trabalhar com os dados disponíveis de forma estratégica. Isso abrange o conhecimento do público-alvo e da concorrência, que são dois fatores que devem ser levados em consideração. Aliar boas práticas de administração de estoque com um marketing criativo é outra iniciativa crucial para expandir as vendas. Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre como gerenciar ações promocionais, deixe o seu comentário agora mesmo! Estamos à disposição para ajudá-lo a elevar o faturamento com consistência!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo