Inteligência de Mercado: um aliado contra a perda de vendas do varejo

Quanto maior a disponibilidade de produtos em gôndola, maiores serão as vendas. Isso acontece porque quando o consumidor não encontra o item que procura, ele opta por outra marca ou desiste da compra. Resultado: indústria e varejo saem perdendo. É para melhorar a gestão de seus produtos que as indústrias estão direcionando esforços para a área de BI (Business Intelligence) – também conhecida como Inteligência de Mercado (IM), em português –, buscando antecipar-se aos desejos do consumidor e à concorrência.

E para apoiar os gestores das empresas de manufatura a obterem indicadores confiáveis e análises precisas, a NeoGrid agregou funções de BI à sua solução de visibilidade do varejo, o NeoGrid Retail Insights Powered by Nielsen (RI). Com a mais inovadora tecnologia, o RI fornece dados atualizados todos os dias, por produto e por loja, e possibilita às indústrias trabalharem de forma integrada e colaborativa com os varejos, garantindo que os produtos estejam sempre na gôndola para o consumidor final.

Por meio de dashboards (painéis de controle) de fácil visualização, a solução oferece relatórios que indicam o caminho a seguir diante de desafios que se apresentam a cada dia, sinalizando oportunidades de vendas, ranking de perdas em lojas específicas, entre outros.

Os dashboards de inteligência de mercado são divididos por:

  • Overview: apresenta a análise geral e eventual detalhamento dos indicadores de ruptura e estoque virtual.
  • Produtos: reúne as principais informações de produtos por categorias, famílias e varejos.
  • OSA (On Shelf Availability): apresenta o OSA, ou seja, a disponibilidade em gôndola, assim como as principais causas de indisponibilidade e maiores perdas de vendas, apontando ações corretivas.
Indicadores e dimensões:

Com o Business Intelligence agregado à solução de visibilidade no varejo da NeoGrid, as indústrias têm em mãos os seguintes indicadores:

●     Quantidade vendida

●     Valor vendido

●     Preço médio

●     Demanda média diária

●     Posição de estoque

●     Dias de estoque

●     Percentual de OSA

●     Causas raízes de OSA

●     Perda de vendas em valor

●     Perda de vendas em quantidade

●     Expectativa de Vendas

Todos esses indicadores ainda podem ser visualizados pelas dimensões de tempo (ano, trimestre, mês, semana e dia), por localidade (estado ou região), por CD (Centro de Distribuição), por bandeira de varejo e por PDV (Ponto de Venda).

 

Análises precisas para tomada de decisão

Por meio do RI, os gestores das indústrias conquistam um grande avanço e diferencial nas análises e tomadas de decisão, evitando faltas e excessos de produtos . Sendo possível, dessa maneira, realizar de forma mais assertiva o planejamento — estratégico, tático e operacional —, detectando oportunidades de negócio e evitando perdas.

Em tempos de crise e competição acirrada, cada vez mais varejo e indústria buscam inovações para aumentar as vendas e melhorar sua rentabilidade. Com o NeoGrid Retail Insights Powered by Nielsen você terá em mãos informações que vão ajudar sua empresa na tomada de decisões. Faça parte dessa malha e obtenha dados importantes que podem definir os rumos da sua produtividade e aumentar a sua participação de mercado.

Entre em contato e saiba mais sobre a solução de visibilidade do varejo da NeoGrid.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo