market share

Market share: o que é, qual o cálculo e como aumentar o seu!

Você sabe dizer qual a participação de seu negócio no mercado em que atua? O market share é o indicador responsável por fazer esse cálculo e fornecer um valioso insight sobre o posicionamento em relação à concorrência.

Você também tem a opção de ouvir o conteúdo 🙂

Com tantas empresas em atividade, toda organização deve saber quanto do mercado domina. Afinal, isso diz muito sobre o sucesso de suas ações e pode ajudar a entender o que precisa ser melhorado para alcançar a satisfação do consumidor.

Neste post, vamos mostrar o que é market share, qual a sua importância e como calculá-lo, além de dar dicas para aumentá-lo. Boa leitura!

O que é market share?

Trata-se de um indicador de desempenho referente à participação de mercado de um negócio. Seu grande objetivo é informar, em percentual, o quanto uma empresa se destaca em relação às demais que atuam no mesmo nicho.

O termo deriva do inglês, em que “market” significa mercado e “share” se traduz como divisão ou quota. Daí os motivos para, em português, também receber o nome de quota, fatia, porção ou participação no mercado.

Qual a sua importância?

Acompanhar indicadores de varejo é uma estratégia imprescindível para o sucesso de um negócio. No caso do market share, essa análise permite que o gestor avalie a eficácia de suas ações, bem como o atendimento às demandas de mercado.

Na prática, se a participação de mercado cresce, é sinal de que a empresa está no caminho certo. Por outro lado, quando ela cai, é um indicativo de que as ações precisam ser repensadas para que a concorrência não leve vantagem.

Uma loja de roupas femininas, por exemplo, mesmo com um faturamento estável, pode descobrir que está perdendo mercado. Sendo assim, além de observar indicadores internos, é fundamental acompanhar seu desempenho perante outras empresas.

Dessa forma, quando os gestores adquirem o hábito de calcular o market share com frequência, conseguem manter o foco nas metas, identificar novas oportunidades de mercado e, claro, entender seus pontos fracos diante de seus concorrentes. Sem dúvidas, no atual cenário em que vivemos, esse tipo de análise é indispensável e pode ser usado a favor do negócio para criar o seu diferencial competitivo.

Como calcular o market share de sua empresa?

Você atua em um nicho repleto de adversários ou está em um ramo específico e com várias oportunidades? Seja qual for a situação, é necessário calcular o market share e descobrir o quanto do mercado você domina.

Imagine que o segmento seja uma pizza e que os pedaços correspondam à participação de cada empreendimento. Com esse cálculo, vai descobrir quantas fatias pertencem a você, o que pode ser feito com base em três parâmetros distintos. Vamos detalhar cada um deles na sequência.

Público-alvo

A primeira forma de calcular o market share leva em consideração o público-alvo da empresa. Para isso, é preciso analisar a base de dados de clientes e compará-la com o total de pessoas que poderiam ser consumidores da marca.

Para entender melhor, vejamos o exemplo de uma loja de produtos voltados para o público masculino. Seu público-alvo é composto por homens de 20 a 50 anos e, na cidade em que está localizada, residem 50 mil pessoas com essas características, sendo que 5 mil estão cadastradas em seu sistema.

Com esses dados, é possível concluir que o market share dessa organização é de 10%. O resultado foi encontrado ao dividir o número de clientes pelo número de consumidores em potencial no mercado.

Vendas

A segunda forma de fazer esse cálculo leva em consideração as vendas do negócio. Nesse caso, basta dividir o valor total de vendas em um determinado período (trimestre, semestre, ano) pelo total de vendas gerado pelo setor.

Além da análise de valor, pode-se avaliar o volume de vendas, ou seja, a quantidade de produtos comercializados. Vale dizer que esses cálculos são simples, mas exigem informações atualizadas e precisas para apresentarem um resultado condizente com a realidade.

Valor de mercado

A terceira maneira avalia o valor de mercado da empresa. Para isso, será preciso dividir o valor da organização pela soma do valor dos empreendimentos que dominam o setor. Assim, caso o negócio seja avaliado em R$ 3 milhões e divida o mercado com mais 4 negócios avaliadas em R$ 3 milhões cada, seu market share será de 7,5%.

Como aumentar o market share?

Agora que você já consegue definir de forma precisa sua participação no mercado, é hora de aprender a aumentá-la. Isso porque quanto maior o seu market share, mais vantagens competitivas vai conquistar, como negociações mais vantajosas com a indústria.

Implemente estratégias de trade marketing

A implementação de estratégias de trade marketing não é um mero diferencial. O posicionamento dos produtos dentro do ponto de venda estimula o consumo e, consequentemente, amplia a participação de mercado da marca — o que é vantajoso para o varejo e para a indústria.

Defina políticas de preço mais competitivas

Quem deseja ampliar sua fatia no mercado deve acompanhar de perto a concorrência e trabalhar com preços competitivos. Não há como ignorar essa estratégia, por isso é essencial que você tenha acesso a dados atualizados e defina uma política inteligente.

Invista em ações nos pontos de venda

O ponto de venda é o local de encontro do consumidor com a marca e, por esse motivo, precisa ser atrativo e proporcionar bem-estar a todos que vão até ele. Partindo dessa premissa, é interessante investir em ações direcionadas que ampliem o poder de atração e convencimento do seu público-alvo.

Foque o relacionamento com o cliente e a excelência do atendimento

Esses fatores são imprescindíveis para a fidelização. Quando uma marca tem um público leal, consegue manter as vendas aquecidas e ainda desfruta de um marketing gratuito, já que ganha defensores espontâneos.

Faça análises de mercado e concorrência

Você conhece seus concorrentes? Entende seus pontos fortes e fracos? Caso ainda não tenha se dedicado a isso, é válido fazer uma boa análise de mercado e se informar melhor sobre as empresas que estão disputando o cliente com você. Essa estratégia de inteligência de mercado certamente será decisiva para o aumento do seu market share.

Neste post, você aprendeu o que é market share e entendeu como esse indicador pode ajudar a planejar suas estratégias. Ser o número um do mercado é o desejo de toda empresa, mas exige esforço e decisões fundamentadas. Por fim, jamais se esqueça de que conquistar o cliente e de garantir que ele tenha suas demandas e necessidades atendidas.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este em primeira mão!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo