Marketplace B2B: o que é, quais são as vantagens e o que muda?

Inúmeras empresas já aderiram aos shoppings virtuais e anunciam seus produtos em sites que reúnem vários negócios em um único ambiente. Isso é muito comum em vendas ao consumidor final, mas está ganhando força o marketplace B2B (business to business), ou seja, entre empresas, reservando boas oportunidades de negócio.

A atividade empresarial é baseada em diversas estratégias, sendo que a venda ao consumidor final é apenas uma delas. Vender para outra empresa é uma alternativa interessante e ajuda a aumentar a rentabilidade do negócio.

O que é marketplace B2B?

O marketplace B2B é um ambiente virtual no qual diferentes empresas divulgam e ofertam seus produtos a outros negócios.

Imagine que você precise contratar um fornecedor, mas não tem tempo a perder indo até o escritório de cada um dos possíveis parceiros. Nesse caso, há a possibilidade de acessar a página de um marketplace especializado em transações entre empresas e realizar uma pesquisa rápida e simples.

Mas, caso a intenção seja conquistar novos clientes, é possível divulgar seus produtos nesse site. Dessa maneira, outros negócios poderão encontrá-lo com mais facilidade, mesmo sem conhecer sua loja virtual.

Esse modelo é diferente do marketplace B2C (business to consumer), em que a transação comercial é realizada entre uma empresa e o consumidor final.

E-commerce x Marketplace B2B: qual a diferença?

Apesar de estarmos lidando com modelos de negócio que se baseiam nas vendas pela internet, o e-commerce e o marketplace não podem ser confundidos.

O e-commerce é uma loja online exclusiva. Isso significa que a empresa estrutura e gerencia seu próprio site de vendas, em que o cliente tem acesso apenas aos seus produtos. Por outro lado, o marketplace funciona como uma espécie de shopping virtual e reúne diversas empresas em um mesmo site.

No caso do marketplace B2B, a empresa acessa o site e pode buscar e comparar produtos e preços de diversos negócios. Trata-se, portanto, de um grande centro de negócios virtual.

Quais as vantagens do marketplace B2B?

Anunciar produtos em um shopping virtual é uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas na venda direta ao consumidor. Apesar disso, muitos gestores ainda desconhecem o potencial do marketplace B2B.

A indústria e o varejo podem (e devem) investir no mundo virtual, pois isso gera novas oportunidades de negócio. Saiba mais!

Audiência expressiva

Os marketplaces atraem uma audiência expressiva, já que é muito mais fácil encontrar fornecedores nesses ambientes. Afinal, em poucos cliques o gestor faz a pesquisa e consegue comparar preços e encontrar diversos parceiros.

Um supermercado que deseja repor seus estoques, por exemplo, poderá encontrar e comparar várias marcas e valores, além de conferir avaliação de outros clientes, condições e prazo de entrega.

Maior segurança nas transações

As transações realizadas em ambiente virtual estão sujeitas a riscos de fraudes. No entanto, é importante destacar que o marketplace tem uma equipe especializada e dedicada em prevenir esses problemas e proporcionar um ambiente seguro aos usuários.

Isso significa que você poderá comprar e vender para outras organizações com mais tranquilidade e será ressarcido pelo gestor da plataforma caso seja vítima de golpes e operações fraudulentas.

Maior alcance da marca

Quando um negócio opta por divulgar seus produtos em um marketplace B2B consegue ampliar a visibilidade e o alcance de sua marca. Ao compararmos essa modalidade com o e-commerce, é possível perceber que ela permite que mais clientes o conheçam. Sem dúvidas, a facilidade de pesquisa favorece novas parcerias.

Menor investimento

Para estruturar um e-commerce, a empresa precisa fazer grandes investimentos — especialmente em segurança. Isso significa um risco financeiro maior, já que é preciso recuperar esse capital aplicado.

Por outro lado, os custos para vender e comprar em um marketplace são menores. No caso das vendas, as taxas costumam ser cobradas de acordo com as transações, ou seja, você só paga se vender o produto.

Mais oportunidades para pequenas e médias empresas

Uma das dificuldades das pequenas e médias empresas é apresentar seu mix de produtos ao mercado e conquistar clientes. No entanto, o marketplace B2B ajuda a superar esse obstáculo e garante a visibilidade necessária para concorrer com os grandes players.

Menos gasto e tempo na pesquisa de fornecedores

Perder tempo e dinheiro procurando fornecedores pode ser extremamente prejudicial ao seu crescimento e competitividade. Por isso, apostar em um shopping virtual para pesquisar empresas e encontrar os produtos de que precisa pode ser uma alternativa interessante.

Negociações mais vantajosas

Não há dúvidas de que a possibilidade de pesquisar e comparar preços em um único local aumenta o seu poder de negociação. Na prática, você consegue visualizar com mais facilidade as condições, avaliações e os prazos e, assim, tomar decisões mais estratégicas.

Investir no marketplace B2B para divulgar seus produtos ou encontrar parceiros de negócio tem vantagens interessantes. Por isso, além de um bom e-commerce, estude essa opção e aproveite melhor as oportunidades que as transações virtuais podem trazer ao seu negócio.

Gostou deste artigo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter! Essa é a maneira mais simples de acompanhar as novidades do nosso blog.

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo