NF-e: como comprovar a entrega da mercadoria?

As inovações tecnológicas incorporadas ao varejo trazem muitos benefícios, mas também uma série de novas necessidades. Na hora de efetuar a transação comercial, por exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) garante agilidade e segurança ao processo, mas às vezes deixam em dúvida os responsáveis pelo balanço fiscal. Uma questão recorrente é: ao adotar a NF-e, como comprovar que o produto e a nota fiscal foram entregues?

Atualmente, o produto é entregue acompanhado do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), cujo canhoto assinado em papel é devolvido ao emissário. Entretanto, esse processo não é o ideal – já que eletronicamente essa informação não será retida e armazenada pelo sistema.

A saída para o impasse é a Manifestação do Destinatário, ação realizada pelo consumidor no momento em que confirma, por meio do serviço web da Sefaz, a entrega da mercadoria. A Manifestação gera um canhoto eletrônico, o que possibilita monitorar e validar a entrega da NF-e por meio digital, automatizando o processo de checagem da emissão e do recebimento do documento.  Embora ainda não haja norma que regulamente o uso desse recurso, adotar a prática facilita e agiliza o dimensionamento do volume tributário da empresa.

Cada fase da cadeia de suprimentos demanda uma movimentação fiscal específica, e administrar esse volume pode ser complicado.  Caso, por exemplo, haja recusa do recebimento por parte do destinatário, o canhoto eletrônico facilitará a anulação do débito fiscal do contribuinte emitente. Assim, menor o risco de prejuízos.

A tecnologia, cada vez mais presente no processo de supply chain, torna possível a comprovação da entrada e saída de materiais, que passam a ser registrados com mais segurança, tornando possível reconhecer e armazenar comprovações que antes eram feitas manualmente. O mercado de varejo está caminhando para uma evolução constante a partir do uso da tecnologia, e buscando a contínua melhoria dos serviços por meio da automação de processos. O canhoto eletrônico é um elemento importante de um conjunto de soluções que vieram para ficar.

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo