O diferencial do benchmarking em supply chain

Em um mundo altamente conectado, sua empresa não pode ser uma ilha. Fazer obenchmarking, como é chamado o processo de comparação entre os dados da concorrência com os da sua própria companhia, e saber como o mercado está se movimentando, é um grande diferencial na corrida da competitividade.

Para a indústria e o varejo, confrontar os indicadores de supply chain com a concorrência é essencial para definir estratégias de atuação e também medir o desempenho da equipe. Imagine, por exemplo, que uma empresa teve redução de 15% para 12% na ruptura, indicador que mede a porcentagem de falta de produtos no ponto de venda. É um bom resultado, porém, em comparação com o mercado, que trabalha com uma média de 10%, ainda há muito trabalho pela frente.

Para poder confrontar os números com as médias dos concorrentes, varejo e indústria precisam dispor de tecnologias específicas, como soluções de visibilidade capazes de fazer esse tipo de comparação. Com a ferramenta adequada, varejo e indústria podem comparar indicadores da cadeia de suprimentos visualizando dados por categoria de produtos, por regiões e por estados.

Uma boa solução de benchmarking possibilita comparar indicadores de ruptura, estoque virtual, OSA (On-Shelf Availability), cobertura de estoque, giro de estoque e vendas perdidas com a média de mercado (Entenda os indicadores de visibilidade da cadeia de suprimentos). Com esse tipo de dado em mãos, é possível desenhar uma estratégia comercial mais assertiva, tanto para o varejo quanto para a indústria, melhorar o nível de serviço e aumentar a rentabilidade.

A velha máxima de que “a grama do vizinho é sempre mais verde” pode estar certa. Ou não. Para tirar essa dúvida, comparar é a saída. Medindo a concorrência frequentemente, você mantém o negócio conectado com a realidade e executa estratégias para que a grama mais verde seja sempre a sua.

Conheça a soluções de benchmarking da NeoGrid: NeoGrid Supply Chain Benchmark powered by Nielsen

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo