O que é Assinatura Digital de Pagamentos?

O sistema bancário brasileiro é reconhecido, há muitos anos, como um dos mais seguros do mundo, permitindo que praticamente todas as transações financeiras sejam feitas de forma digital. Quando você utiliza cartões de crédito, débito, computador ou celular para pagar uma conta, sacar dinheiro ou fazer compras em uma loja física ou pela internet, um imenso arsenal tecnológico assegura sua comodidade e tranquilidade. Isso se deve ao alto padrão de eficiência desenvolvido pelo Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB). E um destes recursos de proteção é a assinatura digital de pagamentos.

Como funciona a assinatura digital?

É como uma autenticação eletrônica para atestar sua identidade no mundo virtual. Sabe o token, aquela tabelinha ou o aplicativo que você tem no celular para fazer interações via internet banking? Eles realizam a sua assinatura digital assegurando a sua autenticidade.

Utilizada para rastrear operações financeiras e dar validade jurídica aos processos administrativos, a assinatura digital permite que se faça pela internet transações que normalmente só podem ser feitas pessoalmente nos bancos e cartórios.

Assinatura digital no mundo corporativo

Você, como pessoa física, provavelmente tem apenas uma conta bancária e fica mais fácil organizar e controlar as suas transações. Mas, no mundo corporativo, se sua empresa possui contas em diversos bancos e precisa fazer a autenticação virtual em todas as operações, esse processo pode ser muito lento para o setor financeiro. Imagine o trabalho de localizar em qual banco está o pagamento para aprovação e confirmar se já houve baixa no ERP (software de gestão)?

Gerenciador Financeiro

O Gerenciador Financeiro é uma solução que possibilita realizar diversas transações de vários bancos via assinatura digital de pagamentos, em uma plataforma única e facilitada. A solução da NeoGrid funciona como um grande Internet Banking, permitindo visibilidade das informações em uma só interface.

A ferramenta concentra todas as informações dos bancos que a sua empresa trabalha, permitindo realizar transações de cobrança, pagamentos, consolidação de extratos e emissão de boletos em plataforma única. Integrado diretamente com os bancos, ainda possibilita autonomia nas operações: seu cliente pode gerar o boleto de forma automática via web – com atualização de juros e multas – e pagar em qualquer canal de atendimento, sem precisar ir ao banco.

Para saber mais sobre o Gerenciador Financeiro, entre em contato com a NeoGrid neste link.

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda.
Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa.
Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo