O que é RSS?

O RSS, ou Really Simple Syndication, é a forma mais simples e prática de assinar canais de informações das fontes de sua preferência em uma mesma página. Você passa a receber automaticamente o conteúdo que lhe interessa ao invés de ter que acessar todos os sites. Fique sempre atualizado sobre seus assuntos favoritos.

Como usar?

Para começar a usar, é simples. Procure um selo laranja, parecido com esses ao lado. É onde estão os canais de RSS ou “feeds”. Clique sobre eles e abrirá uma página em código XML. Não entendeu o que aparece? Não se preocupe. O bom do RSS é que você sequer precisa entender muito de tecnologia para utilizá-lo.

Ao encontrar o símbolo do RSS em um site, basta copiar o endereço do feed para o seu agregador. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha “Copiar Atalho”. No agregador, procure a opção “Adicionar Fonte” ou “Add Feed”. Não tem um agregador? Dê uma olhada nas opções abaixo:

FeedReader

Um programa simples e gratuito. Você passa a acessar o conteúdo do seu computador e sem precisar abrir o seu navegador. Para adicionar os feeds basta clicar em “Inscrever-se neste Feed”.

Bloglines

Um agregador online com interface em português. Você pode acessar o seu conteúdo de qualquer lugar.

Google Reader

Um aplicativo web disponível em inglês e português. Você pode optar por diferentes formatos de visualização e organização dos seus canais. É possível também compartilhar seus feeds com os seus amigos e acessar o programa pelo seu celular.

Internet Explorer 7

O navegador da Microsoft também pode ser usado como agregador. Para inscrever novos canais basta clicar em “Inscrever-se neste Feed”.

Firefox

O navegador exibe um ícone no canto direito do campo de endereço quando uma página tem RSS. Clique no ícone e o Firefox vai mostrar o conteúdo.