O que é um ponto extra no PDV

Em meio a tanta concorrência dentro de um ponto de venda (PDV), é claro que toda marca quer ter o seu produto em destaque, seja pelo fato de ele estar com desconto, por ter uma promoção bacana ou por dar um brinde especial ao consumidor. Dentro deste contexto, o ponto extra é um dos mecanismos mais importantes.

ponto extra se configura como um local de destaque dentro do ponto de venda, porém, em uma posição diferente da qual geralmente o produto é exposto, ou seja, fora da gôndola. Normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre do PDV, em “ilhas” nos corredores centrais ou até mesmo nas pontas de gôndola. O objetivo é atrair mais consumidores por meio de ambientação e exposição diferenciadas.

Como ter um ponto extra?

Há dois caminhos para uma marca ter um ponto extra em um PDV: pagando por ele ou conquistando-o por relacionamento com o varejista. Na prática, geralmente a indústria negocia um espaço na loja e permanece ali por um tempo pré-determinado.

Mas não basta pagar pelo espaço. É preciso zelar por ele. Por isso, os promotores devem ter um “capricho” a mais na exposição do ponto extra, para chamar ainda mais a atenção do shopper. Isso sem falar na atenção no reabastecimento e no estoque, para que não falte a mercadoria.

Quando permitido, também pode-se utilizar materiais de merchandising, como cartazes, banner e folhetos, que auxiliam a campanha corrente. Em algumas ocasiões, é aconselhável ter um demonstrador, para reforçar explicações de campanha ou oferecer degustação do produto.

Desta forma, podemos definir o ponto extra como um espaço adicional no PDV muito importante para expor promoções e campanhas especiais de um produto por tempo limitado. É um local a mais de divulgação, e, portanto, uma chance a mais de aumentar as vendas de determinado produto ou marca.

*Originalmente publicado no blog da Trade Force

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo