O que você precisa saber sobre o cross docking?

Cada vez mais, as empresas precisam investir em sistemas de logística que façam os produtos estarem disponíveis para os clientes de forma rápida e prática. Esse aspecto tem favorecido o investimento no cross docking, um dos mecanismos de distribuição de mercadorias mais adotados atualmente.

Ele se destaca por ser uma estratégia inovadora, que altera os modelos tradicionais de armazenamento, tendo como foco a diminuição máxima ou eliminar o estoque dos itens vendidos por uma companhia. Essa modalidade de distribuição também impacta a maneira como o transporte de cargas é administrado.

Neste post, abordaremos um conceito sobre esse sistema, como ele funciona e as vantagens de aplicá-lo no seu negócio. Confira!

Saiba o que é cross docking

Ele consiste em um formato de distribuição em que o varejo não precisa estocar os produtos. Quando a mercadoria é adquirida pelo consumidor, o fornecedor recebe um pedido e despacha o produto para um centro de distribuição , de onde  o item é expedido para o cliente com rapidez, o que favorece a agilidade na distribuição. Em forma literal, cross docking significa cruzar as docas.

Esse sistema é bastante usado pelo e-commerce, que busca não empregar uma enorme infraestrutura física para o armazenamento de mercadorias. Em virtude dos resultados obtidos com essa técnica, diversas empresas estão empregando para agilizar a entrega de itens ao público-alvo.

Entenda como funciona

As atividades desse sistema de distribuição englobam 3 fatores primordiais. No primeiro, o tempo de permanência da mercadoria deve ser mínimo, não podendo ser superior a 24 horas. O segundo envolve o despacho imediato para o veículo de saída ou para uma área de picking (local para separar os pedidos). Dessa forma, a estocagem não é realizada para que os custos com a carga sejam menores.

O último aspecto consiste na criação de um sistema responsável pela organização das trocas de produtos e dos dados. É fundamental que todos os integrantes desse modelo de distribuição estejam alinhados, para avaliar o tempo que a frota chegará ao operador de cross docking (OCD).

Parceria

Para você entender melhor esse conceito, destacaremos a parceria feita entre as lojas Americanas e a Netshoes, que, antes de se tornar um e-commerce, foi fornecedora de calçados exclusiva para a tradicional empresa de varejo. A entrega das mercadorias funcionava considerando algumas etapas.

Pedido

O cliente, ao pedir um calçado nas Americanas, acionava o sistema de back office integrado que verificava o estoque da Netshoes e finalizava o pedido com o pagamento confirmado.

Envio

Após o faturamento, a Netshoes enviava os itens para o Centro de Distribuição das Americanas, que fazia o envio ao cliente com a própria etiqueta.

Distribuição

A otimização logística dos pedidos era feita no Centro de Distribuição das Americanas. Lá, o fornecedor entrega as mercadorias que são separadas, considerando o endereço de expedição. Depois disso, são destinadas aos veículos para entrega);

Otimização

O sistema de cross docking faz a distribuição da carga por meio de vários fornecedores pelo Full Truck Load (FTL), que significa caminhão cheio, o que facilita a entrega de várias mercadorias em uma cidade, por exemplo.

Os benefícios dos cross docking

O cross docking proporciona uma série de benefícios para o empreendedor. Veja  os mais importantes.

Custos reduzidos no estoque

Se uma empresa eliminar o estoque, não precisa mais de uma área para guardar os produtos. Nesse caso, será somente necessário ter um local para separar os pedidos. É fundamental ter uma unidade para receber as mercadorias a serem levadas pelos fornecedores. Os gastos para mantê-la serão bem menores se compararmos com um estoque.

Rapidez

Com a eliminação do estoque, o centro de distribuição faz o preparo e o envio da mercadoria recebida com bastante agilidade para o comprador. A velocidade na entrega contribui para aumentar o nível de satisfação do consumidor, o que ajuda a fortalecer a marca e a fidelizar os clientes.

Entregar os produtos de maneira mais rápida que a concorrência é um diferencial importante para o seu negócio. Isso deve ser levado em consideração no momento de aplicar o cross docking.

Demanda controlada

Ao trabalhar com fornecedores que encaminharão os itens dentro da demanda, o gestor não fica mais preocupado com a manutenção de mercadorias no estoque. Essa postura também facilita fazer previsões de circulação de produtos menos rígidas.

Assim, o empreendedor tem mais chances de administrar corretamente a venda de objetos que são procurados somente em uma determinada época do ano.

Parceiros integrados

O sistema de cross docking possibilita que o fluxo das informações seja devidamente realizado entre todos os parceiros envolvidos na comercialização. Esse aspecto faz com que o gerenciamento de materiais funcione de acordo com a demanda. Outra vantagem é reduzir a burocracia e o uso de papel, agilizando os serviços.

A integração apresenta bons resultados com a estruturação da rede de transporte, equipamentos e tarefas que propiciam um fluxo adequado dos itens desde o fornecedor até o cliente. Dependendo de como as atividades são integradas, pode haver uma parceria para embalar e montar kits das mercadorias, por exemplo.

Validade dos produtos

A circulação das mercadorias ocorrendo de forma ágil reduz a necessidade de armazenamento. Guardar itens por muito tempo pode fazer com que a validade expire ou o produto se torne obsoleto. Esse é um dos fatores prejudicam bastante as vendas e geram prejuízos para o empreendedor.

No caso do segmento de alimentação, é crucial haver um cuidado enorme com a validade. Um erro pode causar sérios danos de imagem a uma corporação. Por isso, um bom sistema de distribuição é imprescindível para gerar bons resultados.

Redução dos furtos

Muitos produtos no estoque aumenta o risco de furtos causarem prejuízos à gestão financeira de uma empresa e à qualidade do atendimento ao atendimento ao público-alvo. Com os itens ficando um tempo menor no centro de distribuição, as chances dessas situações ocorrerem diminuem bastante.

Para melhorar a logística de uma empresa, o cross docking é uma alternativa que agiliza a entrega de mercadorias para os consumidores. Ao unir rapidez com produtos de qualidade, fica mais fácil conquistar a confiança dos clientes e engajá-los.Se deseja conhecer ações para se diferenciar dos concorrentes, vale a pena nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Google+, YouTube e LinkedIn. A busca pelo conhecimento é peça-chave para evoluir!

Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Comente este artigo