Caminhão em frente a um estoque

Otimize o recebimento de mercadorias para evitar filas e atrasos

O consumidor dita o ritmo e orienta todos os processos da cadeia de suprimentos. Mas, para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis nas prateleiras, é necessário cuidar dos bastidores, o que inclui a organização do recebimento de mercadorias dos fornecedores para o varejo.

Confira o guia completo da Neogrid sobre a cadeia de suprimentos.

E em muitas empresas, a etapa de recebimento ainda é um gargalo devido a dois cenários. No primeiro, não há um controle sistemático das entregas que chegam dos fornecedores. É feito apenas o mínimo, com o contato solicitando a entrega das mercadorias após a realização do pedido. O varejo até conhece algumas datas, mas isso não é devidamente organizado.

No segundo cenário, o controle existe, mas ainda é feito de forma manual. O pedido é realizado e a entrega é combinada por meio de troca de e-mails ou ligações. Datas, horários e volume de produtos a serem entregues são anotados em planilhas ou mesmo em cadernos.

Recebimento de mercadorias manual: veja os principais problemas do processo

Se sua empresa está em um desses dois cenários, você reconhecerá alguns dos problemas a seguir – ou até mesmo todos:

  • Atrasos ou entregas chegando sem hora marcada
  • Filas de caminhões
  • Ruptura (falta de produtos)
  • Estoque abarrotado
  • Falta de espaço para armazenamento
  • Diferentes planilhas de controle
  • Centenas de e-mails e telefonemas de alinhamento
  • Dificuldade de monitorar o nível de serviço dos fornecedores

Um exemploi de situação bem comum no dia a da das entregas é a chegada de mais de um lote ao mesmo tempo. Assim, não há espaço para todos descarregarem e nem profissionais suficientes para fazer o trabalho de conferência e movimentação das mercadorias. Como resultado, uma carga urgente, de um produto que está em falta ou perto de acabar, pode ficar esperando mais tempo que deveria, gerando a tão temida ruptura.

Outro problema é que sem controle não há um histórico sistematizado do trabalho dos fornecedores. Dessa forma, não há como há como fazer uma avaliação do nível de serviço, o que incluiria a identificação das empresas mais pontuais ou daquelas que mais atrasam.

Isso tudo sem contar que em meio a uma grande quantidade de e-mails e telefonemas, as chances de que algumas informações se percam são grandes, além das possibilidades de erros, como de digitação. Essas situações podem desencadear outros problemas e desentendimentos que poderiam ser evitados com uma comunicação mais clara.

O papel da tecnologia no processo de entrega

A solução para todos esses problemas é simples: investir em um sistema de agendamento. E é aí que entra a tecnologia nesse processo, a partir de soluções que automatizam a comunicação entre varejo e fornecedores.

De olho nesses cenários, a Neogrid criou a solução Agendamento de Docas. Ela combina dados de tempo e espaço dos Centros de Distribuição e gerencia o recebimento de mercadorias em uma velocidade compatível com a agilidade com a qual o mercado se movimenta.

Por meio de um ambiente colaborativo disponível na web, você ou o seu fornecedor podem agendar datas, horários e volumes de pedidos das entregas. Baseada na nuvem, a plataforma pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer momento.

Portanto, a solução permite a realização do planejamento da reposição de forma controlada e organizada, totalmente integrado com o seu ERP.

Além de lidar com o agendamento, o Agendamento de Docas ainda resolve a falta de uma visão do nível de serviço. A partir do histórico de entregas, a solução gera, automaticamente, um ranking dos fornecedores. Você consegue identificar os parceiros que atendem suas expectativas e aqueles que precisam de melhorias.

Benefícios do Agendamento de Docas

Como resultado, a solução reduz drasticamente a troca de e-mails e telefonemas, otimizando o processo operacional e reduzindo despesas administrativas.

Outra vantagem é o controle de picos e ociosidades no recebimento das mercadorias, distribuindo melhor a demanda. Assim, sua empresa evita filas de caminhões e atrasos nas entregas. E essa também acaba sendo uma forma de aumentar a capacidade sem precisar ampliar a estrutura e as equipes.

A agilidade também é um ganho importante. O fato de a plataforma ser acessível de qualquer lugar e a qualquer momento torna muito mais rápida a consulta a informações de pedidos e horários agendados e o reagendamento conforme as necessidades do negócio.

É de uma solução assim que você precisa? Entre em contato com a gente e conheça melhor outros detalhes do Agendamento de Docas. Nós estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer os principais pontos.

Quer ficar por dentro de todas as novidades e tendências na gestão da cadeia de suprimentos? Assine a Newsletter da Neogrid e receba conteúdo exclusivo.


Autor
Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Compartilhar
Comente este artigo