Parceria entre Fornecedor e Distribuidor agrega valor ao negócio e maximiza resultados

Uma das principais tendências entre as empresas industrializadoras modernas é eliminar a idéia de que Fornecedores e Distribuidores competem entre si, principalmente no que diz respeito à  Indústria x Distribuidor. A indústria que aproxima-se de seu distribuidor adquire vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, principalmente, se esta aproximação ocorrer através da otimização da Cadeia de Abastecimento. Desta maneira, o fornecedor atende melhor o seu distribuidor e, conseqüentemente, o consumidor final, aumentando o nível de parceria entre estes dois elos da cadeia.

Utilizando o VMI (Vendor Managed Inventory) como ferramenta de aproximação ao Distribuidor.

Esta ferramenta vem sendo amplamente utilizada entre indústrias e seus revendedores. O que no início era considerada apenas como uma experiência, está se tornando uma ótima maneira de fazer negócios.

A premissa deste modelo de negócio é que o fabricante assuma a responsabilidade sobre os níveis de inventário de seus distribuidores. O produtor tem, portanto, acesso a dados sobre os volumes de estoques e aos volumes históricos de vendas, através de trocas eletrônicas de informações (EDI). Isto possibilita uma visão geral do balanceamento de cada linha de produto, bem como, a visão da demanda real dos consumidores. Através do aumento de visibilidade da demanda nos próximos elos da cadeia, a reposição acontece com maior qualidade e assertividade, fazendo com que os produtos estejam sempre disponíveis nos momentos, volumes e locais corretos.

A medida que o processo mostra resultados que agreguem valor aos olhos dos distribuidores, como: aumento do nível de serviço ao consumidor, redução da ruptura de vendas por falta de estoque, adequação do fluxo de caixa, melhora da alocação dos recursos financeiros, entre outros benefícios, os distribuidores tendem a confiar mais em seu fornecedor e perceber que o mesmo está preocupado não somente em repor os seus estoques, bem como, ajudá-lo a vender e conseguir resultados, juntos.

Se o seu modelo de negócio requer uma distribuição bem estruturada e possui alto nível de exigência quanto ao atendimento da demanda, pense no VMI como uma mecanismo de trazer o distribuidor de seus produtos para mais perto de você. Com certeza, aumentando o nível de parceria e o relacionamento entre estes dois componentes, o consumidor de seus produtos ficará mais satisfeito e, conseqüentemente, muitos ganhos serão obtidos pela sua empresa e pelo seu distribuidor.

Bons negócios!

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo