Planejamento Colaborativo de Demanda | Bottom-Up ou Top-Down

O Planejamento Colaborativo de Demanda, mais conhecido pela sigla “S&OP” (Sales & Operations Planning) é um processo onde diferentes áreas encontram-se para estabelecer o planejamento de produção/venda que atenda as necessidades do mercado e ao mesmo tempo suporte as estratégias da empresa.

Atualmente, com base neste conceito muitas empresas criaram e já aplicam o processo de S&OP, normalmente com objetivo de aumentar a assertividade no planejamento de demanda com foco no ganho através de um melhor nível de serviço aos clientes. Este processo, se bem desenhado e suportado por uma plataforma de tecnologia, garante bons resultados para a empresa.

Existem diversos modelos para um planejamento colaborativo, portanto é necessário encontrar o melhor para a sua empresa. Normalmente uma Consultoria de implantação estuda o seu negócio e propõe o melhor modelo para que as chances de bons resultados, em um bom período de tempo sejam maiores.

Como neste processo a base é PESSOAS, quem envolver, quando envolver e de que forma envolver garante o engajamento/compromisso dos envolvidos ao longo dos ciclos de planejamento.

Por este motivo, a característica do planejamento Bottom-Up ou Top-Down deve ser bem definida para garantir um processo sólido e que tenha a essência da empresa.

Processo Bottom-Up
O processo Bottom-Up (de baixo para cima) normalmente é mais indicado para empresas onde o número de colaboradores na estrutura de vendas é reduzido ou que o comprometimento destes colaboradores para com o processo seja alto. O grande benefício deste processo é a obtenção de um número “limpo”, trazido pela estrutura de Vendas com base no dia-a-dia dos clientes e no comportamento do mercado. Este número de Vendas é novamente planejado colaborativamente com números estratégicos e restritivos da empresa para que o plano único realmente seja definido. Conceitualmente este seria o processo ideal, porém nem todas as empresas são iguais e provavelmente com ele não conseguiriam o melhor resultado. 

Bottom-Up

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Processo Top-Down
O processo Top-Down (de cima para baixo) normalmente é mais indicado para empresas onde o número de colaboradores na estrutura de vendas é alto ou que o comprometimento destes colaboradores para com o processo seja baixo. Em muitos casos o tempo para o planejamento colaborativo é pequeno, exigindo uma rápida definição do plano único e um processo secundário de Divisão de Metas ou Distribuição dos Alvos de Venda. 

Top-Down

Autor

Camilo Manfredi (camilo.manfredi@neogrid.com) é graduado em Engenharia de Produção Elétrica pela FEI - São Bernardo do Campo – São Paulo, pós-graduado em Administração pela FGV – São Paulo e master em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV – São Paulo. Atuou em diferentes projetos de transformação da cadeia de suprimentos em todo o Brasil, apoiando também as operações dos EUA, Europa e Japão. Autor do livro Clientes & Empresas – Como Cães & Gatos. Atualmente é Diretor de Operações - Planning & Replenishment na NeoGrid.

Compartilhar

Comente este artigo