Por que acompanhar o indicador de cobertura de estoque é fundamental?

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nielsen, em média, 50% dos consumidores decidem trocar de loja ou de marca quando não encontram o produto desejado na gôndola do supermercado de sua preferência. O resultado dessa decisão do consumidor é a perda direta de vendas – ou para o varejo ou para o fabricante.

Para evitar esse cenário, é preciso ficar atento e acompanhar um indicador muito importante para a cadeia de suprimentos: a cobertura de estoque. Esse dado, também conhecido como número de dias de estoque, mostra exatamente em quanto tempo o estoque deixará de atender as vendas e a demanda dos consumidores, o que possibilita avaliar se a companhia tem capacidade de atender as metas estipuladas sem exceder os custos previstos.

Com esse indicador também é possível determinar os investimentos da empresa. Saber com exatidão em quantos dias o estoque se renova fornece ao departamento de compras informações para a inserção de novos pedidos e sobre como trabalhar para os próximos meses. Além disso, otimiza a logística nos centros de distribuição e a programação de entregas de produtos com assertividade, sem deixar o ponto de venda desprovido dos produtos, garantindo assim o ajuste do fluxo de caixa ao departamento financeiro.

Obter um indicador preciso de cobertura de estoque é possível com o auxílio de soluções tecnológicas que compilam informações compartilhadas pelo varejo e distribuidores, e as entrega em forma de gráficos e relatórios gerenciais. Além disso, uma boa solução fornece, com base no histórico de demanda de cada produto, os dias de estoque e as categorias e subcategorias de produtos, por marca e por loja.

A análise da cobertura de estoque permite à gestão de uma empresa definir estratégias para a tomada de decisão, o que resulta na melhoria geral do nível de serviço na cadeia de suprimentos, reduzindo a falta de produtos nas prateleiras (ruptura) e, consequentemente, a perda de vendas. O grande beneficiado, no final, é o consumidor, que encontra as gôndolas abastecidas dos produtos que procura e fica satisfeito ao ir às compras.

Autor

A NeoGrid é uma empresa brasileira de soluções para a gestão de Supply Chain com clientes em mais de 30 países e escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. Em plataforma exclusiva e completa, as soluções NeoGrid sincronizam a cadeia de suprimentos, trazendo como resultado a redução de rupturas (faltas) e, ao mesmo tempo, a redução de estoques.

Compartilhar

Comente este artigo