Por que cada vez mais empresas contratam software pela internet?

Você já pensou em contratar um software pela internet para a sua empresa, otimizando seu tempo, sem ter de agendar diversas reuniões com vendedores para entender o funcionamento da ferramenta? Sim, isso é possível com o e-commerce, setor que já é uma realidade no país também nas transações B2B (entre empresas) – veja post Comércio eletrônico: prático e seguro também para transações B2B.

As facilidades e a segurança das compras no comércio eletrônico possibilitam vantagens como ter acesso à versão trial antes de fazer o investimento. Isso favorece a realização de testes e, assim, certificar-se se a ferramenta atende aos pré-requisitos da sua companhia. Trocando em miúdos: processo de compra é bem mais simplificado e garante mais autonomia para sua decisão.

Conheça as três modalidades disponíveis para aquisição de software pela internet, segundo denominação feita pelo instituto de pesquisa Gartner:

  • Open Source: o sistema vem apenas com funções básicas e requer customização para atender às especificidades da sua empresa. Nessa modalidade, a companhia faz um download de código aberto e contrata um programador para a instalação e ajustes na solução.
  • On-Premises: nesse modelo, a empresa compra a licença do uso do software diretamente de uma desenvolvedora do mercado e necessita contratar um fornecedor para hospedagem e infraestrutura. Nesse caso, o fornecedor da solução possui um código de acesso para cada cliente.
  • SaaS (Software as a Service): a solução fica disponível pela internet e o pagamento é realizado de acordo com o serviço oferecido. O fornecedor do software fica responsável pela estrutura como os servidores, firewall para segurança da informação e também garante a conectividade. As vantagens disso estão em maior custo benefício, não havendo necessidade de pagar desenvolvimento, nova instalação ou migração para nova versão.

O comércio eletrônico de software igualmente tem se adequado às formas de pagamento que funcionem melhor para sua empresa. Permite ainda navegação segura, que possibilita a adquirir o software de acordo com a necessidade do seu negócio, em passos simples. Outra vantagem é oferecer suporte online durante a compra, para tirar suas dúvidas, de modo que a transação seja efetuada sem dor de cabeça.

Vale lembrar que as aquisições de software pela internet vão desde soluções mais simples até a ferramentas tecnológicas mais robustas e completas que permitem, por exemplo, dar visibilidade e melhorar a gestão de estoque, com vistas à redução da ruptura no varejo, por exemplo. Fique atento às oportunidades que o e-commerce B2B pode trazer para sua empresa. É uma alternativa cada vez mais prática, que otimiza seu tempo.

 

Autor

Somos especialistas em sincronizar sua empresa à demanda. Em manter seu produto sempre disponível para o consumidor, na quantidade adequada e na hora certa. Nós somos a Neogrid. Uma empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).

Compartilhar

Comente este artigo